Pesquisa revela as cinco melhores Unidades Básicas de Saúde de Brusque
Observatório Social de Brusque entrevistou 136 usuários de 19 UBSs
O Observatório Social de Brusque (OSBq) realizou um levantamento para avaliar a satisfação do público em relação a oito serviços fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com a entidade, as unidades São João, no bairro Thomaz Coelho, no Planalto, Santa Terezinha, Maluche e Guarani.
Das 23 UBSs existentes, apenas 19 unidades foram visitadas pela entidade. A justificativa é de que algumas unidades estavam em reformas ou sem funcionamento e por isso não foram analisadas. A pesquisa foi realizada entre outubro e dezembro de 2019.
Para realizar a pesquisa, um voluntário do OSBq entregou questionários aos pacientes das unidades de cada bairro. Eles avaliaram o serviço oferecido nas UBSs atribuindo notas de acordo com uma escala, que variava entre péssimo (2), ruim (4), médio (6), bom (8) ou ótimo (10). Ao todo, 136 usuários foram abordados.
Esta foi a primeira pesquisa realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Em razão disso, o Observatório Social não se preocupou em atender a requisitos técnicos de maior complexidade, apenas buscou apresentar um diagnóstico de referência dos serviços.
Segundo a entidade, o levantamento foi realizado com o objetivo de apresentar ao gestor da pasta informações que podem servir de ferramenta para melhorar ainda mais os serviços prestados, bem como criar uma “competição saudável” entre todas as Unidades Básicas de Saúde onde sempre serão destacadas as mais bem avaliadas.
O OSBq informou que em 2020, as avaliações serão feitas de forma quadrimestral e serão abordados mais usuários, com no mínimo 10 pacientes por UBS.