Pesquisa revela como brusquenses avaliam atuação da prefeitura no combate à Covid-19
Dados mostram que 42% dos entrevistados avaliam as ações de forma positiva
Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Mapa, contratada pelo jornal O Município, aponta que a população brusquense avalia de forma positiva o desempenho da Prefeitura de Brusque no enfrentamento da crise da Covid-19.
Cerca de dois em cada cinco eleitores (42%) avaliam que o trabalho da administração municipal é ótima (12%) e boa (30%). Os que avaliam de forma negativa são 27%, distribuídos entre 15% que avaliam como péssima e 12% como ruim.
Outros 28% consideram que o desempenho da prefeitura é regular e outros 3% não se pronunciam a respeito.
O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari, diz que essa percepção é resultado das ações tomadas pela pasta desde o início da pandemia. Ele destaca a rápida abertura do Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, onde já foram atendimentos mais de 20 mil pacientes, e o monitoramento dos pacientes com Covid-19.
Outro ponto positivo destacado pelo secretário é a habilitação dos leitos de UTI para a Covid-19 no Hospital Azambuja, além dos mais de 70 leitos de enfermaria destinados para os pacientes com a doença.
Além das ações, Fornari aponta que os números do coronavírus no município também são melhores se comparados com outras cidades.
“Nós somos o segundo município que fez mais testagens para Covid-19 na nossa região. É o município com um dos menores índices de mortalidade”, afirma.
Quanto aos que consideram o trabalho de enfrentamento regular ou ruim, Fornari acredita que seja devido à expectativa do que deve ser feito ou não, principalmente com relação ao isolamento social e as restrições impostas.
Como a pesquisa foi desenvolvida
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa, empresa de opinião pública e de mercado fundada em 1991. Foram ouvidas 406 pessoas entre os dias 27 e 28 de outubro.
O questionamento sobre a percepção da população acerca do enfrentamento à Covid-19 foi inserido na pesquisa contratada e paga pelo jornal O Município que consultou os eleitores sobre a intenção de voto. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número SC-06696/2020.
Foram entrevistadas 406 pessoas, dentro de um eleitorado de 87.640, considerando a amostra usualmente mais praticada para pesquisas eleitorais municipais. O resultado é uma margem de erro amostral máxima de 4,9%, dentro de um nível de confiança de 95%.
As entrevistas foram feitas por telefone devido à pandemia da Covid-19. O mesmo formato tem sido utilizado por outros institutos tradicionais como o Ibope e o Datafolha.
Os 406 entrevistados foram sorteados aleatoriamente dentro das proporcionalidades de participação nos bairros do município, com base em banco de dados de telefones celulares e fixos do município.