Pessoas desaparecidas em Santa Catarina poderão ser localizadas por meio do DNA

Campanha foi lançada no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Pessoas desaparecidas em Santa Catarina poderão ser localizadas por meio do DNA

Campanha foi lançada no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas teve início nesta terça-feira, 25, que é o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. A iniciativa envolve diversos órgãos federais, como os Ministérios da Justiça e o da Mulher, Família e Direitos Humanos; e a Defensoria Pública.

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) lançou o site do programa Conecta, que busca aproximar a população do trabalho da perícia. Na página, é possível encontrar todas as informações necessárias para que os familiares de pessoas desaparecidas possam aderir ao programa e realizar seu cadastro.

O site do Conecta explica detalhadamente como o familiar deve proceder desde o desaparecimento até o comparecimento no IGP para a coleta do material genético. Segundo o órgão, a captação do material é simples, mas muito importante na localização dos desaparecidos.

A coleta deve ser feita, preferencialmente, por familiares de primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência. Ou seja, pai e mãe, filhos e irmãos. O DNA do próprio desaparecido também poderá ser extraído de itens de uso pessoal, tais como: escova de dentes, escova de cabelo ou aparelho de barbear.

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 57 mil boletins de ocorrência de pessoas desaparecidas e não localizadas. Somente nos últimos dois anos, foram incluídos 22 mil boletins no sistema.

Como fazer a coleta em SC

Os familiares deverão agendar atendimento no site do Conecta. Em Florianópolis, o evento de coleta do material genético acontecerá de 14 a 18 de junho. O material vai fazer parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos para a identificação dessas pessoas.

Ocorrerá também uma interiorização do Conecta no dia “D” (16 de junho) com ação simultânea de captação de familiares nas unidades do IGP de Lages, Joinville, Criciúma e Chapecó.

Nessas unidades, além da coleta de materiais biológicos dos familiares, ocorrerá a entrevista antropológica (para conhecer melhor os detalhes das características de uma pessoa) e o programa de progressão de idade (que simula as mudanças na fisionomia com o passar do tempo). Também haverá ação conjunta com a Polícia Federal em Florianópolis e Dionísio Cerqueira.

Após a finalização da campanha, o serviço continuará sendo prestado continuadamente através do site do Conecta. Moradores de outras cidades podem se cadastrar conforme as instruções do site e serão contatados para agendamento.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo