X
X

Buscar

Petfriendly: como viajar com animais sem dores de cabeça

Petfriendly
O termo, traduzido ao pé da letra, significa ‘amigo dos animais’. É utilizado para identificar lugares onde os animais são bem-vindos, onde podem permanecer.

Antigamente era quase impossível achar um lugar que você pudesse levar seu amigo de quatro patas para passear com você. Os tempos mudaram e cada vez mais vemos as plaquinhas de avisos onde eles são bem-vindos – e em muitos lugares são super bem-vindos. Na Europa é comum vê-los por diversos lugares.

Vários parques, hotéis, restaurantes, shoppings, aeroportos, e ainda os espaços que foram criados pensando exclusivamente neles. Lembrando que os cães-guia devem ser aceitos em qualquer estabelecimento.

A Bella, de 7 anos, nos acompanha sempre que possível. Quando não conseguimos levá-la por algum motivo, a deixamos no hotel pet. Há diversos serviços especializados na nossa região. Ela adora, pois fica ao ar livre brincando com outros cachorros. Mas aqui vou falar de uma viagem que fizemos e ela foi junto. A Bella amou, né!? Só falar em passear que já pula dentro do carro.

Gramado
Que cidade para ser bem-recepcionados. Fomos surpreendidos de diversas formas positivamente. Além de diversos hotéis que aceitam seu pet, a Bella passeou muito pela cidade. O hotel tinha cama, potes de água e comida para ela. Nosso primeiro passeio foi no Lago Negro, no pedalinho. Sim, ela amou!

Depois fomos na Aldeia do Papai Noel, adorou sentar na cadeira do bom velhinho. No Mundo a Vapor teve que ficar no colo durante o passeio, e finalizamos o dia no lindo Le Jardin. Isso sem contar que passeamos pelo centro na rua Coberta, em frente à igreja, na Fonte do Amor Eterno, e achamos um delicioso e atencioso restaurante com área externa para almoçar. Foi realmente ótimo ter levado ela, pois pôde ir a vários lugares.

Bento Gonçalves
Antes de chegar à cidade, paramos no caminho em Garibaldi para conhecer a vinícola Peterlongo. Nos deixaram fazer o tour com ela sempre no colo. Como ela pesa 9 kg, não foi muito fácil. Na próxima viagem preciso comprar uma bolsa para ela ir dentro. Quando acabou o tour, fomos degustar os espumantes no jardim, o que ela amou, claro.

Chegando no hotel em Bento Gonçalves, mais uma vez muito bem-recepcionados, só faltou oferecerem um espumante no check-in para ela. Estava se achando já com tantos mimos. No quarto tinha cama, potes e petiscos, e podíamos passear pelas lindas parreiras ao redor do hotel. Nas vinícolas Miolo e Casa Valduga ela podia ficar somente no pátio, não pôde participar dos tours. A vinícola Marcos Luigi deixou ela participar, mas mesmo assim resolvemos deixá-la no hotel e fazer os tours mais tranquilos.

A viagem de carro até lá foi um sossego, já está acostumada, e como vai na cama dela dormindo nem vê o tempo passar, praticamente viaja de primeira classe. Há um posto que paramos que tem um espaço petfriendly, o Engenho, e durante o caminho alguns canil para deixá-los enquanto estávamos no espaço de alimentação.

Evite problemas na viagem
1. Sempre deixar em dia a carteira de vacinação de seu pet, alguns hotéis só deixam se hospedar com a conferência da mesma

2. Deixar sempre o cão ou gato na guia, mesmo que seja dócil, para evitar qualquer inconveniente

3. Lembre-se de perguntar ao seu companheiro antes de ir a algum lugar fechado, como shopping, se ele precisa ir ao banheiro. Por que né, nada legal dar dor de barriga no meio do local. Leve sempre o saquinho para limpar

4. Antes de fazer uma viagem longa, faça uma curta, para ver como ele se comporta no carro. Lembrando sempre de parar para fazer as necessidades e dar água. Muitos aconselham a não dar comida durante a viagem, e sim 3 horas antes, para evitar possíveis enjoos

5. Antes de fechar o hotel, caso não esteja sinalizada no site que é petfriendly, pergunte. Eu já cheguei a ligar para hotéis que no site não tinha identificação e pude levá-la.

6. E, claro, vale o bom senso para que todos possam curtir momentos felizes. Às vezes, dependendo o destino, pode ser melhor deixar ele em um hotel pet do que trancado no quarto do seu hotel

“Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, apenas dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele”