X
X

Buscar

Petrobras anuncia redução de 10% no valor do diesel

Preço do combustível ficará congelado por 15 dias, garante presidente da estatal

Na noite desta quarta-feira, 23, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, disse em coletiva de imprensa, que o preço do diesel ficará congelado por 15 dias, com redução de 10%. A medida foi anunciada após o terceiro dia de greve dos caminhoneiros.

Com a medida, a redução do valor médio do diesel comercializado nas refinarias será equivalente a R$ 0,2335 por litro.

Com isso, o preço médio de venda da Petrobras nas refinarias e terminais sem tributos será de R$ 2,1016 por litro a partir desta quinta-feira. Este preço será mantido inalterado por um período de 15 dias. Após este prazo, a companhia retomará gradualmente sua política de preços aprovada e divulgada em 30 de junho de 2017.

A redução no preço veio após reunião entre representantes dos ministros da Casa Civil, Transportes e Secretaria de Governo, realizada na tarde de ontem, em que, segundo a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) não houve proposta para o fim da paralisação.

Ainda ontem, durante evento no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer disse que pediu uma “trégua” de até três dias na paralisação. “Pedi que na reunião se solicitasse uma espécie de trégua para que em dois, três dias no máximo, pudéssemos encontrar uma solução satisfatória para os caminhoneiros e para o povo brasileiro”, disse.

Temer frisou que o governo tem trabalhado desde o início da semana para encontrar uma solução para os caminhoneiros. “Desde domingo estamos trabalhando nesse tema para dar tranquilidade, não só ao brasileiro, que não quer ver paralisado o abastecimento, mas também tentando encontrar uma solução que facilite a vida especialmente dos caminhoneiros”.

Leia mais sobre a greve:
Greve traz risco de desabastecimento de alimentos em supermercados de Brusque

Falta de gasolina gera filas nos postos de Brusque, que elevam o valor do combustível

Protestos continuam nas rodovias Antônio Heil e Pedro Merizio nesta quarta-feira

Órgãos de segurança economizam combustível por causa da greve dos caminhoneiros

Aviso prévio
Diumar Bueno, da CNTA, disse que as entidades representantes dos caminhoneiros alertaram o governo sobre a possibilidade de paralisação, mas não tiveram respostas. “O governo foi previamente avisado e não tomou nenhuma providência, não chamou ninguém da categoria para conversar e tentar estabelecer alguma coisa para que o movimento não acontecesse”.

As principais reivindicações dos caminhoneiros são a redução de impostos sobre o preço do óleo diesel, como PIS/Cofins e ICMS e o fim da cobrança de pedágios dos caminhões que trafegam vazios nas rodovias federais que estão concedidas à iniciativa privada.
Participaram da reunião os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil),Valter Casimiro Silveira (Transportes), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Mario Rodrigues. Do lado dos caminhoneiros, estiveram presentes representantes de dez entidades. O encontro também teve a participação de deputados federais.