X
X

Buscar

Pianista polonês se apresenta em Brusque no concerto em homenagem à imigração polonesa

Evento será neste sábado, 6, no anfiteatro da paróquia São Luís Gonzaga; a entrada é gratuita

Berço da imigração polonesa no Brasil, Brusque recebe neste sábado, 6, o concerto da Orquestra Sinfonia Brasil, em homenagem aos 152 anos da imigração polonesa no país e também aos 150 anos da presença polonesa em Curitiba.

Durante o evento, a Orquestra Sinfonia Brasil, regida pelo maestro Norton Morozowicz, terá a participação do pianista polonês Raphael Lustchevsky, músico de renome internacional, que promete emocionar o público. Um piano de cauda está sendo transportado de Curitiba para Brusque, especialmente para a apresentação do pianista.

O presidente de honra da Fundação José Walendowsky, Ivan Walendowsky, destaca que o evento, que será realizado no anfiteatro da Paróquia São Luís Gonzaga, é uma forma de valorizar a cultura e as tradições dos poloneses, que iniciaram sua história no Brasil em Brusque, a partir de 1869.

Dois anos mais tarde, em 1871, grande parte das famílias polonesas deixaram Brusque em direção a Curitiba e outras cidades do Paraná, estado que hoje detém o maior número de descendentes no país.

“Os poloneses deram uma enorme contribuição para a cidade de Brusque. O legado desse povo é imenso, principalmente no segmento têxtil. Foi através deles que nossa cidade construiu sua vocação, que permanece até hoje”, diz.

Walendowsky ressalta que por ser a pioneira na imigração polonesa no país, Brusque acaba entrando na rota dos principais eventos de celebração da cultura do povo europeu.

“Esta é uma grande oportunidade que o brusquense tem de participar de um concerto com uma orquestra sinfônica com mais de 20 membros e um pianista internacional. Estamos muito felizes em poder proporcionar isso, ainda mais neste momento de retomada dos eventos”.

Após a apresentação em Brusque a orquestra e o pianista polonês se apresentam em Curitiba, no domingo, 7.

Serviço
Apresentação da Orquestra Sinfonia Brasil
Quando: Sábado, 6 de novembro
Onde: Anfiteatro da Paróquia São Luís Gonzaga, no Centro
Horário: a partir das 18 horas
Entrada gratuita, com limitação de 250 lugares. É possível obter os ingressos na Livraria Mosimann e nos postos de combustíveis WDCom nos bairros Steffen e Dom Joaquim