Conheça a história da Gevaerd Joalheria e Ótica, que comemora 110 anos nesta quarta-feira
Empresa foi fundada por Evilásio Gevaerd no dia 11 de março de 1910
Empresa foi fundada por Evilásio Gevaerd no dia 11 de março de 1910
No dia 11 de março de 1910, Brusque ganhava sua primeira relojoaria: a Joalheria Gevaerd, também conhecida por muitos anos como ‘Relojoaria do Doca’. A loja criada por Evilásio Gevaerd, teve início na rua Rui Barbosa, no Centro de Brusque, e há 110 anos faz parte da vida dos brusquenses.
Atual proprietário da loja, Adelfo Gevaerd, neto de Evilásio, conta que o avô aprendeu o ofício de relojoeiro em Florianópolis, na relojoaria de Carlos Mayer.
“Acredito que ele tenha ido pra Florianópolis em busca de emprego, lá ele fez uma preparação de relojoeiro e tempos depois voltou para Brusque para abrir a loja”, conta.
Depois de um tempo na rua Rui Barbosa, Evilásio construiu uma casa de dois andares, na avenida Cônsul Carlos Renaux, próximo de onde hoje está localizado o Restaurante Fuzon.
“Ele fez a relojoaria no térreo e morava com a família no andar de cima”.
Nos primeiros anos, Evilásio buscava as mercadorias da relojoaria de Carlos Mayer. Para isso, ia até Florianópolis a cavalo, em uma viagem que durava cerca de quatro dias.
“No começo vendia de tudo: corda de violão, botão de camisa, despertador, relógio de parede”, conta Adelfo.
Após anos no negócio pioneiro em Brusque, Evilásio vendeu a loja para os filhos Ayres e Harry, que continuaram o trabalho do pai.
Adelfo começou a trabalhar no negócio da família aos 15 anos, como ajudante de relojoeiro.
Nos anos 1970 ele fez o curso de ótica e então a loja passou a atuar também nesse ramo. Em 1985, a participação da loja foi dividida entre os filhos de Ayres e Harry. Logo depois, ficou acertado que os filhos de Ayres ficariam com o imóvel e os descendentes de Harry com o negócio.
A Gevaerd Joalheria e Ótica está localizada há quase 30 anos na esquina das ruas Adriano Schaefer com a Rodrigues Alves. O terreno no local foi comprado nos anos 1990, com o objetivo de construir a nova sede da loja: mais moderna e ampla.
Para Adelfo, ver o legado da família se perpetuar por mais de um século é um grande orgulho. “É uma grande satisfação. Meu avô trabalhou por muitos anos nisso. Fazemos parte da história de Brusque”, diz.
Adelfo guarda e exibe com orgulho o primeiro livro-caixa da relojoaria do avô, que teve sua primeira página escrita em 11 de março de 1910. “É uma relíquia”, afirma.
Agora, aos 110 anos, a Gevaerd Joalheria e Ótica está entrando na quarta geração. “Estou passando a direção da empresa para meus filhos, a quarta geração no negócio”, diz orgulhoso.
Para comemorar os 110 anos, a loja realiza nesta quarta-feira, 11, o sorteio de uma moto, um relógio de pulso e um óculos de sol, para seus clientes.