Conheça a história da Gevaerd Joalheria e Ótica, que comemora 110 anos nesta quarta-feira
Empresa foi fundada por Evilásio Gevaerd no dia 11 de março de 1910
No dia 11 de março de 1910, Brusque ganhava sua primeira relojoaria: a Joalheria Gevaerd, também conhecida por muitos anos como ‘Relojoaria do Doca’. A loja criada por Evilásio Gevaerd, teve início na rua Rui Barbosa, no Centro de Brusque, e há 110 anos faz parte da vida dos brusquenses.
Atual proprietário da loja, Adelfo Gevaerd, neto de Evilásio, conta que o avô aprendeu o ofício de relojoeiro em Florianópolis, na relojoaria de Carlos Mayer.
“Acredito que ele tenha ido pra Florianópolis em busca de emprego, lá ele fez uma preparação de relojoeiro e tempos depois voltou para Brusque para abrir a loja”, conta.
Depois de um tempo na rua Rui Barbosa, Evilásio construiu uma casa de dois andares, na avenida Cônsul Carlos Renaux, próximo de onde hoje está localizado o Restaurante Fuzon.
“Ele fez a relojoaria no térreo e morava com a família no andar de cima”.
Nos primeiros anos, Evilásio buscava as mercadorias da relojoaria de Carlos Mayer. Para isso, ia até Florianópolis a cavalo, em uma viagem que durava cerca de quatro dias.
“No começo vendia de tudo: corda de violão, botão de camisa, despertador, relógio de parede”, conta Adelfo.
Após anos no negócio pioneiro em Brusque, Evilásio vendeu a loja para os filhos Ayres e Harry, que continuaram o trabalho do pai.
Adelfo começou a trabalhar no negócio da família aos 15 anos, como ajudante de relojoeiro.
Nos anos 1970 ele fez o curso de ótica e então a loja passou a atuar também nesse ramo. Em 1985, a participação da loja foi dividida entre os filhos de Ayres e Harry. Logo depois, ficou acertado que os filhos de Ayres ficariam com o imóvel e os descendentes de Harry com o negócio.
A Gevaerd Joalheria e Ótica está localizada há quase 30 anos na esquina das ruas Adriano Schaefer com a Rodrigues Alves. O terreno no local foi comprado nos anos 1990, com o objetivo de construir a nova sede da loja: mais moderna e ampla.
Para Adelfo, ver o legado da família se perpetuar por mais de um século é um grande orgulho. “É uma grande satisfação. Meu avô trabalhou por muitos anos nisso. Fazemos parte da história de Brusque”, diz.
Adelfo guarda e exibe com orgulho o primeiro livro-caixa da relojoaria do avô, que teve sua primeira página escrita em 11 de março de 1910. “É uma relíquia”, afirma.
Agora, aos 110 anos, a Gevaerd Joalheria e Ótica está entrando na quarta geração. “Estou passando a direção da empresa para meus filhos, a quarta geração no negócio”, diz orgulhoso.
Sorteio
Para comemorar os 110 anos, a loja realiza nesta quarta-feira, 11, o sorteio de uma moto, um relógio de pulso e um óculos de sol, para seus clientes.