Placa solar feita com materiais reciclados é tema do Na Lata Certa desta segunda-feira, 2 de junho
Alunos da EEF Adelina Zierke colocaram projeto em prática e tiveram resultados mais que positivos
O que você pensaria se alguém lhe dissesse que juntando garrafas PET, embalagens de longa-vida e canos de PVC seria possível construir um aquecedor de água e que ainda economizaria energia? Talvez em um primeiro momento a ideia não convenceria.
Mas, para os alunos da Escola de Ensino Fundamental Adelina Zirke, no bairro Ribeirão do Mafra, em Brusque, a ideia desafiadora foi colocada em prática. E mesmo não tendo acesso à internet, a escola foi a pioneira em implantar o
projeto de placa solar com materiais reciclados, desenvolvido pelo
aposentado de Tubarão, José Alcino Alano.
> Veja galeria de fotos
E com a dedicação dos alunos, eles conseguiram provar que é possível reduzir o consumo de energia e, principalmente, transformar a comunidade em que vivem por meio da reciclagem.
– Somos uma escola pequena, do interior, temos dificuldades, mas não podemos cruzar os braços e dizer que não podemos fazer nada. O objetivo maior é que sempre devemos pensar positivo e fazer a diferença – comenta Neusa Sapeli Teixeira, diretora da instituição e professora.
> Clique aqui e veja o manual de construção e instalação do painel solar ecológico
**Confira a reportagem completa e mais informações sobre o projeto na edição impressa do Na Lata Certa desta segunda-feira, 2 de junho, no Jornal Município Dia a Dia.