Placas de divulgação eleitoral são alvo de vândalos

Partido dos Trabalhadores (PT) de Brusque chegou a registrar boletim de ocorrência sobre os danos nos materiais de campanha

Placas de divulgação eleitoral são alvo de vândalos

Partido dos Trabalhadores (PT) de Brusque chegou a registrar boletim de ocorrência sobre os danos nos materiais de campanha

Nas últimas semanas, os comitês de campanhas dos candidatos brusquenses têm se preocupado com a ação dos vândalos já que diversos materiais de divulgação já foram danificados em vários pontos do município.
A destruição é tanta, que na tarde de ontem, a coordenação da campanha do Partido dos Trabalhadores (PT), registrou um Boletim de Ocorrência (BO) relatando os danos nas placas de campanha com imagens e números dos candidatos.

De acordo com o presidente do PT de Brusque, Felipe Belotto, o vandalismo nas placas do partido acontecem desde a noite de domingo, 14, em vários pontos de Brusque e municípios da região. “Lamento que este tipo de prática ainda ocorra na democracia. É preciso aceitar visões diferentes, a eleição é isso”, diz.

Segundo ele, as ações se intensificaram no final de semana após a carreata realizada pelo partido. Até agora, mais de 100 placas foram destruídas. “Conforme a nossa possibilidade, vamos levantando as placas, mas é um custo que não estava previsto, temos que refazê-las e deixar de fixar em locais em que os nossos apoiadores pedem”.

Além do material do PT, a divulgação dos candidatos apoiados pelo Partido Social Democrático (PSD) em Brusque também tem sofrido com os vândalos. O secretário de Desenvolvimento Regional (SDR), Jones Bosio, afirma que 24 placas da campanha já foram danificadas. “Tivemos placas estragadas no Dom Joaquim, Limeira e Limoeiro”.

De acordo com ele, o boletim de ocorrência também será registrado pela coordenação de campanha. “Vamos fazer o boletim de ocorrência com as fotos que provam a destruição. É uma material caro, o prejuízo é grande, além de fazer o pessoal que trabalha perder tempo consertando”.

O candidato do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB), Moacir Giraldi, também teve prejuízos com os vândalos. “Minha campanha já é modesta, com poucas placas e os vândalos destruindo as poucas que tem. Cada placa que derrubam é preciso refazer, é trabalho dobrado”, afirma.

Giraldi destaca que as placas foram destruídas no bairro Limeira e Rio Branco. “Isso atrapalha muito. Como candidato, eu tenho o direito de por a placa. Elas estão em lugares autorizados, regularizados. Não sei a quem interessa, isso não é democracia”.

Os partidos entram em consenso. Para eles, a destruição é fruto de puro vandalismo, sem partidarismo. “Se houvesse suposição da minha parte, seria leviano, mas acredito que não é rixa entre partidos, até porque, outros candidatos também estão sofrendo com o problema”, diz Belotto.

Para Bosio, a ação é realizada por pessoas apolíticas. “Isso não é partidário, é vandalismo. Estamos muito chateados porque essa é uma forma que encontramos para divulgar o candidato, e de repente, tudo é danificado. Um prejuízo enorme”.

Crime eleitoral

Segundo o artigo 61 da resolução 23.404/2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “constitui crime, punível com detenção de até seis meses ou pagamento de 90 a 120 dias-multa, inutilizar, alterar ou perturbar meio de propaganda devidamente empregado”.

O chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral, Guilherme Capistrano Benedet, destaca que o órgão não recebeu nenhum denúncia sobre propaganda neste período eleitoral em Brusque. “Está bem calmo, até hoje não recebemos reclamação sobre isso. Quem tiver sofrendo com esse problema pode procurar o cartório eleitoral ou levar as provas e abrir uma representação direto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo