Planetário móvel de brusquenses é inaugurado e deve rodar o estado
Apresentação de estreia foi realizada nesta sexta-feira, 26, no Colégio Cultura
Apresentação de estreia foi realizada nesta sexta-feira, 26, no Colégio Cultura
O planetário móvel Maravilhas do Universo foi inaugurado nesta sexta-feira, 26, em apresentações para turmas do pré-escolar ao 9º ano do Colégio Cultura. O projeto é independente do poder público e realizado pelo diretor do Observatório Astronômico de Brusque, Silvino de Souza, e pelo administrador Fabrício Luçolli, apaixonado por astronomia. Diversas escolas da região de Brusque e de outras partes do estado já demonstraram interesse em receber a atração.
“Era uma ideia antiga. Estivemos planejando o projeto por muito tempo para levar a astronomia nas escolas, atendendo a uma quantidade grande de alunos. Mas queríamos uma tecnologia mais avançada, mais inovadora. E resolvemos inaugurar no Cultura porque temos um carinho especial por este colégio”, afirma Souza. A partir de então, os recursos foram arrecadados de forma independente, e não tem envolvimento algum com o poder público ou o Observatório Astronômico de Brusque.
A cúpula de seis metros de diâmetro tem capacidade para aproximadamente 35 pessoas, mas depende do tamanho das pessoas que compõem o grupo. Montagem e desmontagem levam cerca de 20 a 30 minutos.
O projetor tem tecnologia imersiva, permitindo uma experiência mais impactante. Várias das crianças do sexto ano que participaram de uma das primeiras sessões se impressionaram enquanto desviavam das rochas, poeira e gelo dos anéis de Saturno.
No total, dez turmas fizeram visitas nesta sexta-feira, 16. Há ainda uma programação específica para cada faixa etária, desde a pré-escola até o Ensino Superior. O planetário é também é apropriado para a exibição de filmes interativos e imersivos. “Em vez de estrelas, é possível também projetar o oceano, o submarino.”
A procura pelas exibições já é grande por parte das escolas. Já há visitas agendadas em Barra Velha, e a dupla pretende atender a todo o estado.
O professor de Ciências do 6º ao 9º ano, Alino Pedro Dada, relata que a astronomia é abordada em todas as suas turmas. “Sempre temos uma visita agendada ao Observatório Astronômico. Mas está em reforma neste ano. Estamos na expectativa de que os alunos consigam aprender algo novo e possam despertar um interesse não só pela astronomia, mas pela ciência em geral.”
Escolas interessadas no planetário Maravilhas do Universo podem entrar em contato por meio do telefone (47) 99937-1084 ou pelo e-mail [email protected].