Plataforma permite verificar áreas de risco de deslizamento e inundação em Botuverá
Diversas informações podem ser acessadas por meio do sistema
Diversas informações podem ser acessadas por meio do sistema
Uma plataforma de geoprocessamento lançada pela Prefeitura de Botuverá possibilita acessar informações sobre o município. Foram mapeadas regiões que estão em risco de deslizamento e inundação. A versão inicial da plataforma foi lançada na segunda-feira, 12.
É possível acessar outras informações no sistema, como divisão de bairros, regiões por onde passam o rio e riachos, curvas de nível e outras. Segundo o chefe do setor de cadastro municipal, Maicon Alexandre Medeiros, a plataforma deve contar com mais detalhes em breve.
“Estamos trabalhando melhor com dados de cadastro imobiliário para implementar no sistema também. Cada lote da cidade estará cadastrado juntamente com a divisão geográfica”, afirma Maicon.
O chefe do setor de cadastro detalha ainda que a prefeitura começou a trabalhar na elaboração da plataforma há dois meses. Os dados das áreas de risco de deslizamento e inundação são os mesmos que a Defesa Civil utiliza.
“Inicialmente trabalhamos com dados que já existiam. Nós ainda estamos mexendo com dados de cadastro imobiliário. A princípio, vamos lançar essas informações em partes”, completa.
Maicon avalia que um dos objetivos do sistema é garantir mais transparência. A plataforma possibilita também selecionar para exibição somente o perímetro urbano do município.
Marcações de área e verificação de distância também podem ser conferidas. “É uma plataforma importante tanto para a gestão territorial do município quanto para consulta pública”, finaliza.
É possível acessar o sistema pelo link: https://botuvera.geo.ciga.sc.gov.br/externo.
“Mar se tornou sepultura de muitos imigrantes”: como o dialeto bergamasco chegou a Botuverá