Pleito de Guabiruba será apresentado a candidatos das próximas eleições
Cinco prioridades foram identificadas pelo núcleo empresarial do município
Cinco prioridades foram identificadas pelo núcleo empresarial do município
Cinco itens foram definidos como prioridades para Guabiruba pelos empresários do município. Foi apresentado pelo Núcleo das Empresas de Guabiruba (NEG) o Pleito do Município de Guabiruba, produzido após contato com a prefeitura, Câmara e diversas entidades. Os pleitos prioritários foram definidos em reunião itinerante da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), realizada na última segunda-feira, 28, em Guabiruba.
Entre as prioridades identificadas pelo NEG, figuram a execução da obra da escola João Boos; o apoio financeiro para reforma do Hospital de Guabiruba; a pavimentação da rua Independência e duas travessas para a rua Brusque; construção do Terminal Urbano; e a construção de um Centro de Eventos.
O pleito foi concebido em conjunto com as entidades convidadas pelo NEG. O coordenador do núcleo, Maico Tomasi, explica que 12 entidades foram chamadas para opinar sobre os principais pontos referentes à Guabiruba. Entre os meses de março e abril, o núcleo recebeu as respostas: foram identificados 37 pontos, que entraram em votação para que se reduzissem aos cinco itens que constam no pleito.
“Queremos atender todas as áreas. Por exemplo, constam itens voltados à educação, saúde, infraestrutura, cultura e turismo. Todas as entidades que participaram da criação do pleito foram beneficiadas de alguma forma, consideramos uma benfeitoria para todas as entidades que participaram”, afirma Tomasi.
Para que a população guabirubense tome conhecimento dos itens elencados, o NEG irá iniciar um processo de divulgação do material, que começa com a apresentação do pleito na próxima sessão da Câmara de Vereadores, que será realizada nesta terça-feira, 5. Além disso, serão entregues flyers com o material, que estarão disponíveis nas instituições que fizeram parte do pleito.
O início da divulgação será na Câmara pois, como explica o coordenador do núcleo, “através dos vereadores, iremos alcançar os responsáveis pelos partidos e encaminhar para os candidatos a deputado estadual, governador do estado, etc, as nossas solicitações. Vamos encaminhar para que eles já estejam preparados quando visitarem o município de Guabiruba”.
O objetivo do NEG na formulação do pleito é criar uma linguagem única no município: “Nossa ideia principal é que, não importando com qual instituição o candidato converse, a resposta seja sempre a mesma em relação ao que Guabiruba precisa. Se esses itens forem atendidos, já estaremos bem felizes”, finaliza Tomasi.
Núcleo das Empresas de Guabiruba
Criado em 2007, o NEG é parte integrante da Acibr e conta com a participação de empresas de diversas áreas, como têxtil, serviços, comércio e metal-mecânica. São em torno de 50 empresas participantes do núcleo multisetorial, que realiza reuniões mensais para analisar as necessidades de Guabiruba. O objetivo é atuar como força da iniciativa privada, visando beneficiar o município.