PM de Brusque fiscalizará estabelecimentos para garantir cumprimento de decreto estadual
Tenente-coronel informa que festas particulares também estão proibidas no município
Tenente-coronel informa que festas particulares também estão proibidas no município
Em reunião no gabinete do prefeito Jonas Paegle na manhã desta quarta-feira, 18, a Polícia Militar definiu como será a atuação para garantir que o decreto de emergência do governo do Estado seja respeitado em Brusque.
O tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho informou que os comércios da cidade, incluindo shoppings, centros comerciais, lojas de ruas em geral, serão orientados na tarde desta quarta-feira. A determinação é que todos os estabelecimentos estejam fechados a partir desta quinta-feira.
“Hoje vamos orientar, e amanhã vamos fiscalizar. Mesmo o decreto já estando em vigor, a PM vai usar o bom senso durante esta quarta-feira. Serviços essenciais como supermercados, águas e gás, postos de combustíveis, farmácias, enfim, os considerados essenciais conforme o decreto estadual, podem funcionar, a partir de amanhã”, comenta o comandante.
Estabelecimentos que trabalham com alimentos, como restaurantes e padarias poderão ter vendas de produtos para entrega e “viagem”, ou seja, venda em balcão para consumo em casa. Cafés (inclusive padarias), casas noturnas, bares, academias e similares estão proibidos em todo o território catarinense. Missas, cultos e celebrações em geral, não estão autorizados.
O tenente-coronel explica que restaurantes e lanchonetes podem funcionar à noite, porém, sem atendimento ao público, somente com retirada de marmitas no balcão e delivery. “Não pode atender o público no local. O decreto visa evitar a aglomeração e é isso que vamos fazer”.
Em relação aos supermercados, a recomendação é a utilização do bom senso pelos empresários. É prudente observar a capacidade de cada estabelecimento visando a saúde, segurança e a ordem e, casos excepcionais, poderão ser orientados pela PM. “Peço mais atenção e cuidado a corrida aos supermercados. Eles permanecerão abertos, não tem porque todos correrem para o supermercado. Esse comportamento só piora a situação e gera aglomeração de público que é o que deve ser evitado. Vá ao mercado só quando necessite. Essa corrida que gera o risco de desabastecimento”.
Além de estabelecimentos comerciais, a polícia de Brusque também irá fiscalizar aglomerações em residências. “Festa particular, aniversário, casamento, não pode, é proibido, a partir de amanhã vamos fiscalizar”.
A população pode denunciar casos de descumprimento do decreto para a PM. O comandante explica que será feita uma avaliação preliminar da denúncia, depois a viatura irá até o local para tomar as medidas cabíveis.
“Não cumprir a ordem do governo gera enquadramento no código penal. Hoje ainda será orientação, mas a partir de amanhã a fiscalização será de forma rigorosa, conforme a reunião que tivemos na prefeitura”, avisa.