X
X

Buscar

PM de Brusque recebe ordem para retirar policiais das barreiras dos acessos ao município

No entanto, estratégia de monitoramento será mantida pela prefeitura

A Polícia Militar de Brusque recebeu neste domingo, 22, ordem do comando estadual para que policiais militares sejam retirados das barreiras montadas nos acessos a Brusque.

A informação foi confirmada pelo comandante da PM de Brusque, Otávio Manoel Ferreira Filho. Com isso, os policiais que estão nas barreiras, dando apoio à restrição do tráfego terão que ser deslocados para outras atividades.

O comandante afirma que, apesar de haver uma recomendação do Ministério Público estadual para retirada completa das barreiras, essa decisão cabe à prefeitura, ou, em outro caso, se houver decisão judicial.

Por enquanto, a única coisa certa é que os policiais não poderão mais ficar à disposição permanente nos pontos onde há barreiras. Isso não impede, contudo, que eles façam rondas nesses locais, de forma a garantir o cumprimento do decreto municipal que restringe a circulação de veículos.

Medida continua

Em nota, a Prefeitura de Brusque garantiu continuação da ação. “Vale ressaltar que a medida não visa restringir o direito de ir e vir de cada cidadão, mas sim, proteger a cidade contra o coronavírus. Até o momento, essa estratégia vem apresentando resultados significativos em prol da sociedade”, diz a nota.

“A recomendação do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Brusque e das autoridades epidemiológicas e médicas é que a população continue em isolamento social, saindo de casa somente em caso de última necessidade, como ir a hospitais, mercados e farmácias”, reforça o comunicado.

Informações apuradas nos bastidores dão conta de que a recomendação expedida pelo MP-SC em Florianópolis não é unânime no órgão. Promotores de Brusque, por exemplo, têm dito reservadamente que são favoráveis à manutenção das barreiras físicas.