Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

PMDB catarinense receberá “pagamento” pela fidelidade a Michel Temer

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

PMDB catarinense receberá “pagamento” pela fidelidade a Michel Temer

Maternidade

Raul Sartori

Tempo ao tempo
Estão em banho-maria, na maior brandura e discrição, os entendimentos entre Michel Temer e o PMDB de SC, em torno do “pagamento” pela fidelidade do partido, que o ajudou, em bloco, a livrar-se de ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal. A fatura seria uma diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Há nomes mapeados.

Maternidade
Há milhares de pessoas que pelo resto de suas vidas sempre terão que dizer que são desta ou daquela cidade, onde moram e adoram, mas que nascerem na vizinha. A Câmara dos Deputados aprovou, finalmente, proposta de 2013 do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), transformada em medida provisória, permitindo que na certidão de nascimento os bebês possam ser registrados como naturais do município em que as mães moram e não mais da cidade onde fica a maternidade onde nasceram.

Vidas controladas
Segue para a última comissão, a de Constituição e Justiça, projeto do ex-deputado federal Edinho Bez (PMDB-SC) que permite o trabalho voluntário e gratuito de profissionais vinculados a conselhos de fiscalização profissional. Na prática, a proposta veda os conselhos de tomar medidas punitivas contra aqueles que fizerem trabalho gratuito. As mais comuns envolvem veterinários que utilizam sua própria clínica para atender gratuitamente animais de quem não tem condições de pagar por consultas. É o que se bate tanto aqui: está havendo um excesso de controles na vida das pessoas, até quando elas não pensam noutra coisa que não seja fazer o bem ao próximo.

Privatização
Em outros tempos o simples anúncio de agora, de privatização da Eletrobrás, seria motivo de ruidosas manifestações de rua, acampamentos e “ocupações” na Eletrosul, em Florianópolis, onde fica uma de suas subsidiárias, com imensa cobertura da mídia. A verdade é que o corporativismo agora tem medo de levar pedradas da população, indignada, e com razão, ao ver o quanto as estatais foram saqueadas, literalmente. E com o conluio deste mesmo corporativismo.

ECA
A Comissão Especial sobre a Revisão das Medidas Educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Câmara dos Deputados, realiza audiência pública hoje, na Câmara de Vereadores de Lages, por sugestão da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC). Também será realizada visita técnica à Unidade de Atendimento Socioeducativo.

Oração
O Movimento Renovação Carismática Católica, que está comemorando 50 anos de fundação, demonstra que em momentos com tantas manifestações de intolerância, como agora, sua presença só cresce em todo lugar, inclusive em SC, onde conta no momento com mais de 600 grupos de oração.

Aliado
Presidente da Embratur, Vinicius Lummertz tem um aliado forte no Congresso, o também catarinense e senador pelo PMDB de Rondônia, Valdir Raupp, que apoia projeto de lei da Câmara transformando a autarquia em agência independente, o que lhe daria maior autonomia para promover o Brasil no exterior. Como autarquia, fica impedida de firmar convênios com a iniciativa privada ou contratar pessoal no exterior.

Noção exata
A última edição de “Veja” relata que para potenciais compradores de apartamento no Yachthouse, em Balneário Camboriú, que quando ficar pronto, em 2019, será o mais alto do Brasil, com 81 andares, projetado pelo famoso escritório italiano de arquitetura Pininfarina, os corretores fazem questão de incluir um passeio de helicóptero, para dar ao futuro proprietário uma visão perfeita da localização. Visão que já tem o craque Neymar, futuro dono da cobertura, de R$ 30 milhões.

Vida abreviada
Só quem conviveu e convive com casos entre familiares e amigos, pode avaliar a importância de campanhas, em SC, neste momento, de prevenção à morte auto-infligida. No Estado a incidência é de 8,6 casos para cada 100 mil habitantes. Foram 337 neste ano, até agora, com destaque para Florianópolis (54) e Blumenau (30).

Esportes universitários
Ao contrário de muitos países, os esportes universitários no Brasil são um zero à esquerda. Uma vergonha. Felizmente, algo parece acontecer. A Udesc está formando equipes femininas e masculinas de basquetebol, futebol de campo, futebol 7, futsal, handebol e voleibol, envolvendo acadêmicos dos seus 12 centros de ensino.

DETALHES
A Unisul comemora: no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) seu curso de Medicina na Unidade Pedra Branca, em Palhoça, ficou em primeiro lugar em SC.

Perguntar não ofende: quantos apartamentos em Salvador seriam necessários para a cúpula do PT, PMDB e PP guardar os R$ 6,5 bilhões que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, exige que voltem aos cofres públicos?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio