Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

PMDB de Santa Catarina debate projetos partidários para 2018 em evento na Alesc

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

PMDB de Santa Catarina debate projetos partidários para 2018 em evento na Alesc

Movimentação política 2

  • Por Raul Sartori
  • 6:00
  • Atualizado às 19:42
  • +A-A

Movimentação política 1
Coincidentemente, esta é uma segunda-feira incomum na cena política catarinense, tudo com vistas às eleições de 2018. A caravana de lideranças do PMDB catarinense, que percorre o estado para ouvir e debater as demandas da sociedade civil organizada, realiza na Assembleia Legislativa um grande evento para cerca de 500 correligionários da Grande Florianópolis. A pauta: projetos partidários para o próximo ano.

Movimentação política 2
O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger (PSD), reunirá lideranças do seu partido e também do PSB e do PP, na praia de São Miguel, com a presença do pré-candidato ao governo do Estado, deputado estadual Gelson Merisio, do PSD. O almoço é para marcar a união das siglas para o projeto político que reforça o nome de Merisio em 2018. Em um terceiro evento, o também pré-candidato em 2018, deputado federal João Rodrigues, inaugura seu escritório em Florianópolis, com presença de mais de 50 prefeitos, vices e vereadores catarinenses. Depois entrega para 20 prefeitos 18 tratores e dois caminhões adquiridos com emenda federal de sua autoria.

Movimentação politica 3
O incomum agito político-social começou sábado. Em Florianópolis, o casamento do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, com a advogada Nicole Rocha, reuniu cerca de 200 convidados, sábado, no hotel Majestic. Entre eles os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, e de Goiás, Marconi Perilo. Outros políticos catarinenses, como o governador Raimundo Colombo, atravessaram o Atlântico para prestigiar a festa dos 80 anos de Jorge Bornhausen, em Lisboa.

Acertos
As folhas sulinas dizem que Júlio Garcia, atual conselheiro vitalício do Tribunal de Contas do Estado, ex-deputado federal e estadual, deixará o cargo para lançar-se candidato à Assembleia Legislativa. A vaga que deixa na corte de contas teria ocupante mais que certo: o atual deputado estadual José Ney Ascari, que entrou na política e se deu muito bem graças a um padrinho poderoso: Júlio Garcia. O que espanta é que tudo para tão fácil, tudo planejado antecipadamente, num jogo de cartas marcadas.

Simpatias
Acerca dos cartazes racistas em Blumenau, semana passada, as autoridades policiais apuram, se há alguma ligação entre os autores do crime com o que aconteceu na Alemanha, no penúltimo domingo, onde a grande surpresa foi o crescimento da extrema-direita xenófoba, representada pelo partido Alternativa para a Alemanha (AfD), que obteve 12,6% dos votos e se tornou a terceira força política do país. O desempenho levou os nacionalistas de volta ao Parlamento pela primeira vez após o fim da Segunda Guerra e o banimento do nazismo.

Hospitalidade
Lista feita pelo site de reserva de imóveis e quartos de temporada Airbnb, com base em opiniões dos internautas sobre as casas em que se hospedaram, permitiu a eleição das dez cidades mais hospitaleiras do Brasil. A relação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. SC deu show, com duas cidades. Florianópolis, em 6º lugar, e Penha, no litoral norte, onde fica o Beto Carrero World, em segundo como a mais hospitaleira. No topo da lista está São João del Rey, em Minas Gerais.

Vai ou racha
Após ação civil pública do Ministério Público Federal em SC, a Justiça Federal condenou a Casan a efetuar a adequação do sistema de tratamento de esgoto às condições impostas pelo licenciamento ambiental e ainda recuperação a praia e as águas do mar de Canasvieiras, na Ilha de SC. O descumprimento, além da responsabilização por improbidade administrativa do presidente da Casan, Valter José Gallina, implica em multa diária no valor de R$ 100 mil. Há quem aposte que não acontecerá nem uma coisa nem outra. A conferir.

Absolvição
Um coronel e um sargento do Exército, que atuavam no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras, foram absolvidos em processo por improbidade administrativa movido pelo Ministério Público Federal. As provas de que teriam explorado parte do terreno para plantar grãos e revender em proveito próprio não foram consideradas consistentes. O que chamou a atenção dos julgadores é que o processo foi aberto após uma testemunha declarar que “ouviu dizer” sobre o tal plantio. Lamentável.

DETALHES
Será votado no Plenário da Assembleia Legislativa, amanhã, projeto de lei, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), que institui a Rota Turística Caminhos da Neve, na região serrana da SC.

A Praia Grande, de Governador Celso Ramos, cumpriu as 34 exigências da Fundação Internacional para a Educação Ambiental e hasteará a bandeira azul na temporada de verão 2017-18. Outros dois endereços balneários do município – Praia dos Magalhães e a Baía dos Golfinhos – farão parte da fase piloto do programa e também poderão ganhar a certificação no futuro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio