Podendo contar com Edu, Brusque enfrenta Ponte Preta na primeira rodada da Série B
Centroavante voltará a entrar em campo depois de quase 10 meses parado por lesão
Centroavante voltará a entrar em campo depois de quase 10 meses parado por lesão
O Brusque estreia na Série B 2021 às 11h deste domingo, 30, contra a Ponte Preta, no Augusto Bauer, e poderá contar com Edu, depois de quase 10 meses se recuperando de uma grave lesão no joelho direito. O retorno do centroavante é cercado de expectativa, principalmente após a saída de Bruno Mota e a volta de Júnior Pirambu ao Londrina.
A reestreia de Edu é um dos acontecimentos mais aguardados em relação ao elenco do quadricolor. Uma ruptura em ligamentos do joelho direito na estreia da Série C, em 8 de agosto, interrompeu o ótimo momento que tinha na equipe: 12 gols em 17 jogos. Na soma de suas duas passagens pelo clube, são 21 gols em 29 partidas.
Considerando que Bruno Mota foi dispensado e que Júnior Pirambu não permanecerá no clube, retornando ao Londrina após empréstimo, é natural deduzir que Edu deverá voltar a campo já neste domingo. A não ser que Jerson Testoni opte por jogar sem centroavante de ofício, como fez na Série C por necessidade. O próprio atacante já afirmou que está liberado para jogar.
“O Edu está treinando normalmente e é bem provável que inicie o jogo como titular”, comenta Testoni.
Semana de estréia, liberado pra jogar.. que Deus abençoe e ilumine essa semana de trabalho 🙏🏽🇬🇼⚽️
— EduJúnior9 (@Junior9Edu) May 24, 2021
Após a controvérsia envolvendo sua viagem a São Luís (MA) e especulações de transferências ligando seu nome a times da Série A, é provável que Maurício Garcez não seja titular, pelo menos na primeira rodada. Alex Ruan pode voltar à titularidade.
Perguntado sobre a situação de Garcez no elenco, o técnico do quadricolor respondeu que contará com o atleta para a sequência da temporada, e disse que poderá ser titular ou estar no banco, “como qualquer outro atleta”.
“O Garcez é um ativo do clube. Temos que ter tranquilidade. Eu como treinador tenho que avaliar todas as situações e tentar recuperar o atleta o mais depressa possível. Se durante a semana de trabalho ele mostrar uma confiança, mostrar que está com a cabeça legal, que está pronto para iniciar o jogo, poderá até iniciar. E de repente ficar como opção. Temos que avaliar o rendimento dos últimos jogos, observar o que é melhor para o Brusque para iniciar o jogo de domingo. Considerar as características dos atletas adversários.”
Uma equipe viável para a estreia tem Dalberson; Toty, Ianson, Everton Alemão, Airton; Zé Mateus, Rodolfo Potiguar (Juliano); Bruno Alves (Jhon Cley), Thiago Alagoano, Alex Ruan; Edu.
“Não é só na primeira rodada que temos que fazer um bom jogo. Claro que é muito importante estrear bem pelo resultado positivo, a gente sempre trabalha para tentar ganhar os jogos e desempenhar bem o jogo. Às vezes não conseguimos. Mas o objetivo é não só nesta partida, mas em todas, para somarmos pontos o bastante e conseguirmos a permanência na Série B”, afirma o treinador.
Apenas Vivico é ausência certa no jogo, ainda entregue ao departamento médico. Diego e Juliano, reforços recém-chegados, têm sentido incômodos. Diego chegou a perder algumas sessões de treinamento por conta de dores no músculo adutor de uma das coxas no jogo-treino contra o Juventus. Voltou apenas na terça-feira, 25, e deve estar à disposição.
Airton e Juliano são dúvidas. O lateral-esquerdo tem uma pequena lesão, que, segundo Jerson Testoni, está sendo tratada. Na manhã desta quinta-feira, 27, o novo volante do Brusque sentiu um desconforto muscular. Ambos serão avaliados nos próximos dias.
A Ponte Preta amargou o segundo lugar no “campeonato do interior”, que é o troféu secundário do Campeonato Paulista, e também uma eliminação para o Criciúma na Copa do Brasil. O técnico Fábio Moreno voltou a um cargo de coordenação no clube e, até o fechamento desta matéria, a diretoria não havia definido um substituto. Havia especulações sobre Zé Ricardo e Eduardo Barroca, sendo que a tendência é que este assuma o Atlético-GO na Série A.
Um dos principais jogadores da equipe é Moisés, atacante que brilhou na campanha do título da Copa SC de 2019 pelo Brusque. Na ocasião, marcou nove gols em 11 jogos. É o artilheiro da Ponte na temporada, balançando as redes em seis oportunidades.
Uma escalação provável do interino Sandro Forner tem Ygor Vinhas; Felipe Albuquerque, Ednei, Ruan Renato, Yuri; Dawhan, Lucas Cândido, Camilo, Vini Locatelli; Moisés e Renatinho.
A Macaca disputou 17 partidas na temporada. Venceu cinco, empatou quatro e perdeu oito. Tem 17 gols marcados e 21 sofridos.
Acompanhe a descrição dos lances de Brusque x Ponte Preta em tempo real em omunicipio.com.br. O pré-jogo começa às 10h30.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: