Polenta, queijo e muito vinho: Sfilata del Vino leva as tradições italianas para as ruas de Guabiruba

Desfile é a preparação para a 10ª Festa Italiana, que será realizada nos dias 11 e 12 de março no município

Polenta, queijo e muito vinho: Sfilata del Vino leva as tradições italianas para as ruas de Guabiruba

Desfile é a preparação para a 10ª Festa Italiana, que será realizada nos dias 11 e 12 de março no município

A tradição italiana invadiu as ruas de Guabiruba na manhã deste sábado, 25, com a 4ª edição da Sfilata del Vino. O evento, organizado pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig), é a preparação para a 10ª Festa Italiana, que será realizada nos dias 11 e 12 de março, no Salão Santo Antônio, no bairro Lageado Alto.

Vestidos com roupas típicas, os descendentes das famílias italianas da cidade mostraram muita criatividade e alegria na hora de levar um pouco das tradições para toda a cidade. O desfile iniciou as 9h da manhã, e teve um trajeto de aproximadamente 5 km, saindo da rotatória próximo a empresa NCA Malhas, no bairro Imigrantes, até a entrada do bairro Pomerânia.

De acordo com Amilton Stedile, que faz parte da diretoria da Acig, a Sfilata del Vino é uma forma de preservar as tradições e relembrar a trajetória de luta dos antepassados. “É como se voltássemos ao passado para relembrar o que eles faziam, em uma época que era tudo mais simples”, diz.

Participaram do desfile 18 carros enfeitados com elementos que lembram a cultura da Itália e descendentes de sete famílias. Os descendentes de Mario Suem participaram do desfile pela primeira vez neste sábado.

“Gostamos muito de preservar a cultura italiana e neste ano decidimos participar do desfile também”, conta Joice Suem Venzon, neta de Mário. A família mora no bairro Lageado Alto e trouxe no seu carro a polenta, o pelego e o milho, representando a agricultura, muito presente na cultura italiana.

Família Suem participou pela primeira vez do desfile | Foto: Bárbara Sales/O Município

Durante o desfile, membros da Acig distribuíram 100 litros de vinho produzido pelas próprias famílias para o público que acompanhou. O vinho foi levado em barris que formavam a “Carretela del Vino”, uma das alegorias que mais chamava a atenção dos moradores. “Todas as edições distribuímos vinho durante o desfile. Para nós é uma alegria participar da cultura, representar os nossos antepassados e festejar”, destaca David Zimmermann Júnior.

Valorização da família

Os descendentes participantes do desfile deixam claro o orgulho de suas raízes. Um dos principais carros da Sfilata del Vino foi o da família de Vicente e Irene Stedile. No caminhão, foi montada a representação de uma serraria, profissão do nono Vicente, como forma de relembrar o trabalho do patriarca da família do Lageado Alto.

Descendentes de Vicente Stedile representaram a profissão do nono | Foto: Bárbara Sales/O Município

“Somos descendentes da cultura italiana trentina. Trouxemos aqui a tora e a serra utilizada antigamente para lembrar da época do nono. Ele também tocava gaita e reunia a família e amigos em casa para os bailes, por isso também temos o gaiteiro”, conta Amilton.

Outro carro que chamou a atenção do público foi o da pisa da uva. Vestidos com trajes típicos italianos, Tiago Dalbosco e Aparecida Ponticelli desfilaram dentro do barril montado no carro para representar a pisa da uva, como o vinho era produzido antigamente pelas famílias italianas. “A ideia é demonstrar para o público como os nossos antepassados faziam o preparo do vinho. A uva era esmagada com os pés”.

Na Festa Italiana, que será realizada em março, os integrantes da Acig farão uma demonstração da pisa da uva na preparação do vinho que será degustado na próxima edição do evento. “O vinho é preparado e envasado para a próxima festa. Este ano, teremos vinho produzido na última festa antes da pandemia”, conta Tiago.

Os descendentes de Humberto e Inês Bosio vieram de Nova Trento para participar da Sfilata del Vino. No carro da família, a polenta e o queijo, pratos que não podem faltar no dia a dia da família e também um quadro antigo de Jesus, representando a religiosidade dos Bosio.

Família Bosio veio de Nova Trento participar da Sfilata del Vino | Foto: Bárbara Sales/O Município

Veja fotos


– Assista agora:
Igreja do Dom Joaquim, em Brusque, preserva “tendas” antigas em seu interior

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo