Polícia Federal realiza operação em SC contra grupo internacional de lavagem de dinheiro
Ação também ocorreu em Itapoá
Ação também ocorreu em Itapoá
A Polícia Federal realizou operação em Joinville contra grupo internacional especialista em lavagem de dinheiro. Os sete mandados de busca e apreensão ocorreram na manhã desta terça-feira, 25. A operação “I Conti” também ocorreu em Itapoá.
Após a prisão de um indivíduo por uso de documentos falsos, em 2018, a Receita Federal do Brasil identificou crimes transnacionais de lavagem de dinheiro previstos na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional.
As investigações apontam que um grupo de cidadãos italianos e seus comparsas brasileiros criaram várias empresas fantasmas, registradas com identidades falsas e em nome de laranjas.
As pessoas jurídicas seriam utilizadas para lavagem de dinheiro de origem criminosa, enviado do estrangeiro para aplicação e ocultação no Brasil. Foram comprados mais de 300 imóveis no litoral catarinense.
Em cooperação com a polícia internacional, obteve-se informação de que seis dos italianos envolvidos no esquema possuem antecedentes criminais na Itália, relacionados a fraudes, falsificações e lavagem de dinheiro.
A Justiça Federal decretou o bloqueio e indisponibilidade de todos os bens móveis, imóveis e valores em nome dos envolvidos e das empresas fantasmas.
As provas colhidas nas buscas serão analisadas junto com os elementos apresentados em cooperação jurídica internacional. Após análise, será determinada a destinação dos bens e a responsabilização dos envolvidos.
Leia também:
– Corpo de Bombeiros divulga detalhes de acidente que causou a morte da advogada de Brusque
– Frio pode trazer neve a SC nunca antes registrada em novembro; entenda
– “Que Deus te receba”: amigos lamentam falecimento da advogada Siliana Maia nas redes sociais
– Homem é preso com CNH falsa em Indaial; veja como ele comprou documento
– Corpo de homem desaparecido é encontrado em área de mata em Barra Velha
– Assista agora:
“O apoio da família ajuda a superar essa fase difícil”, diz brusquense que venceu o câncer de mama