Polícia Militar apreendeu mais de 10 armas de fogo em Brusque durante ocorrências em 2022
Armas podem ser usadas como provas em processo judicial ou então doadas para o uso da PM ou Polícia Civil
Armas podem ser usadas como provas em processo judicial ou então doadas para o uso da PM ou Polícia Civil
Neste ano, a Polícia Militar já atendeu 12 ocorrências envolvendo armas de fogo em Brusque. No total, 12 armas foram apreendidas até o momento.
O comandante da PM de Brusque, tenente-coronel Heintje Heerdt afirma que o número está dentro da média considerada normal pela polícia.
No ano passado, foram apreendidas 14 armas e atendidas 12 ocorrências envolvendo armamento no município. O comandante explica que a maioria das ocorrências estão relacionadas com a prática de crimes.
“Não temos nenhuma situação que envolva infração administrativa por CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) aqui no nosso batalhão”, destaca.
De acordo com o tenente-coronel, quando uma ocorrência atendida pela polícia envolve o uso ou a posse ilegal de arma de fogo, o equipamento é apreendido.
Quando a arma é objeto de um crime, ela é encaminhada para a Polícia Civil, e pode ser transformada em prova no processo judicial. Até o encerramento do processo, as armas ficam em depósitos judiciais.
Posteriormente, são encaminhadas pelo juiz ao Comando do Exército, no prazo de 48 horas, para doação aos órgãos de segurança pública ou às Forças Armadas ou para a destruição quando inservíveis.
De acordo com o decreto 9847/2019, os órgãos de segurança devem manifestar interesse pelas armas de fogo apreendidas em um prazo de 30 dias. A preferência é para o órgão que efetivou a apreensão. O mesmo acontece para a apreensão de munições.
“Temos essa possibilidade de a arma virar patrimônio da polícia, principalmente em casos de equipamentos maiores, como fuzis”, destaca.
Entre as ocorrências atendidas pela PM de Brusque neste ano e que envolveram arma de fogo estão roubo a um posto de combustíveis, pelo menos dois casos de disparos (um no bairro Águas Claras e outro no Limeira) e também uma ocorrência de embriaguez ao volante, em que no veículo foi localizada uma pistola calibre .380 com 32 munições e uma carabina calibre 32, com 31 munições.