Polícia Militar de Brusque adquire drone para auxiliar em operações
Equipamento já foi usado durante a final da Copa Santa Catarina, no último domingo
Equipamento já foi usado durante a final da Copa Santa Catarina, no último domingo
A Polícia Militar de Brusque recebeu um reforço para auxiliar no combate à criminalidade. Um drone foi comprado e já está em uso, tanto que foi empregado durante a final da Copa Santa Catarina, no estádio Augusto Bauer, no domingo, 17.
A inteligência no serviço policial é uma prioridade do comando-geral da Polícia Militar, em Florianópolis. Por isso, segundo O tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, comandante do 18º Batalhão da PM, o uso de drones já está difundido pelo estado.
O comando-geral é que determinou que o batalhão de Brusque enviasse quatro PMs para serem capacitados para operar o drone. Eles passaram pelo treinamento em Blumenau e voltaram a Brusque, que ainda não tinha o equipamento, mas foi atrás de adquiri-lo.
Otávio explica que o drone foi comprado por meio do convênio de rádio-patrulha que existe entre a prefeitura e a corporação.
Para o comandante, a aquisição mostra a importância do investimento na segurança pública porque há outras cidades que já têm policiais treinados para o uso do equipamento, mas não têm dinheiro para comprá-lo.
“Enquanto outras unidades não têm o aparelho, Brusque já tem e está um passo à frente com a aquisição”, declara o tenente-coronel.
O drone vai ser usado em grandes eventos, como jogos de futebol, e em operações policiais. No caso do jogo de domingo, por exemplo, o drone sobrevoou as duas torcidas organizadas. Caso o PM operador tivesse identificado algo ilícito ou foco de confusão, poderia informar rapidamente os policiais mais próximos pelo rádio.
O tenente-coronel Otávio diz que o drone também vai ser importante para a inteligência da Polícia Militar em operações. “Operações de grande envergadura, em especial o serviço de investigação”, detalha.