Polícia Militar de Brusque apresenta balanço de ocorrência de 2015
Balanço geral das ocorrências registradas em Brusque, durante o ano de 2015, foram positivos segundo dados
Balanço geral das ocorrências registradas em Brusque, durante o ano de 2015, foram positivos segundo dados
Na tarde de ontem, o major Otávio Manoel Ferreira Filho, da Polícia Militar de Brusque, divulgou o balanço geral das ocorrências geradas no município durante o ano de 2015. De acordo com os dados, houve redução em diversos índices, como nos homicídios que passou de 7 em 2014 para 4 no ano passado e mortes no trânsito que reduziu de 22 para 18. “Temos muitos motivos para soltar foguetes, mas ainda assim lutaremos para diminuir muito mais esses números”, diz o major, que está respondendo interinamente pelo comando da PM.
O número de infrações lavradas pela PM também reduziu de 21.774 para 20.871, porém para o major Otávio, esse foi um dos fatores para a redução de acidentes de trânsito, que passou de 2.855 para 2.673. “Infelizmente, o povo brasileiro é assim. Só se conscientiza quando dói no bolso”, comenta. Do total de acidentes, em 178 a causa confirmada foi por embriaguez ao volante.
Apesar de o número de furtos ter aumentado de 386 para 461, as tentativas de furto reduziram de 75 para 41. Segundo o major Otávio, isso se deve ao fato do trabalho ostensivo e preventivo que a PM realiza na comunidade. Outro número que também reduziu e não poder ser comemorado, é o efetivo policial em Brusque, que de 98 em 2014 foi para 90 em 2015, para atender aos mais de 124 mil habitantes. “Essa ainda é nossa maior briga. Estamos tentando trazer uma escola de soldado para a cidade neste ano, onde a tendência é que fiquem alguns soldados no batalhão”, revela.
Durante 2015, a Polícia Militar realizou a prisão e apreensão de 797 pessoas e confeccionou 460 termos circunstanciados. No total, o Centro de Operações da PM (Copom) atendeu no ano passado 16.727 ocorrências.
Um dos sucessos para a redução nos indicadores de Brusque é também a parceria entre os órgãos de segurança. O major Otávio afirma que o trabalho conjunto que a PM e a Polícia Civil realiza serve de exemplo para o Estado. Além disso, ressalta o apoio que recebem do Ministério Público, Judiciário, Secretaria Municipal de Trânsito e do Instituto Geral de Perícias (IGP).
Campanhas para redução
Para este ano, a Polícia Militar já traçou alguns projetos visando reduzir ainda mais os números de criminalidade em Brusque. Um deles é o Bike Segura, que será lançado no sábado, às 15h, no auditório do batalhão. O projeto auxiliará a PM nas ocorrências de furtos e roubos de bicicletas. Além disso, também já existe o projeto Comércio Seguro, onde é entregue uma cartilha com orientações para prevenção de crimes aos lojistas.
A intenção da PM é intensificar também neste ano as visitas aos presos do regime aberto, para verificar se cumprem com as regras impostas pelo Judiciário. Com a inauguração do prédio do Copom, prevista para março ou abril, o sistema de videomonitoramento também deverá ficar completo, com a instalação das dez câmeras do programa Bem-Te-Vi.
Um dos projetos que prometerá auxiliar bastante, especialmente nas ocorrências de assalto, será o grupo tático de motocicleta. A intenção é que quatro policiais realizem rondas com motos durante o horário comercial. “Não será como tínhamos antes, devido ao baixo efetivo, mas ajudará muito na questão de agilidade e habilidade quando houver um roubo”, informa o major Otávio.
O sistema mobile também será implantado no PM de Brusque neste ano, e deverá agilizar o trabalho do policial, onde haverá um smartphone em cada viatura. Com isso, também será possível colocar mais policiais nas ruas, pois muitos trabalhos que hoje são concentrados no Copom, poderão ser realizados diretamente com o policial durante a ocorrência.