Polícia Militar de Brusque guinchou quase 700 veículos em 2022

Comandante explica principais motivos para recolhimento de automóveis ao pátio municipal

Polícia Militar de Brusque guinchou quase 700 veículos em 2022

Comandante explica principais motivos para recolhimento de automóveis ao pátio municipal

A Polícia Militar de Brusque recolheu ao pátio municipal através de guincho 682 veículos em 2022. O número é mais que o dobro de 2021, quando foram 256, mas em um período bem menor, já que o serviço, que ficou indisponível por mais de um ano e meio, foi retomado em 8 de novembro daquele ano.

O serviço de pátio, guincho, remoção e guarda do veículo foram retomados em Brusque no mês de novembro de 2021 após 19 meses sem uma concessionária responsável pela tarefa no município. A empresa responsável é a Magiro Remoções e Guarda de Veículos de Trânsito Ltda. Além da Polícia Militar, os agentes de trânsito da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) também utilizam o serviço de guincho no município.

De acordo com o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar (18° BPM) de Brusque, tenente-coronel Heintje Heerdt, os principais motivos para o acionamento do guincho são licenciamento vencido do veículo, estacionamento irregular, falta de segurança, como pneu careca, para-brisa trincado e suspensão alterada sem constar no documento, e, em acidentes, quando o condutor é encaminhado para o hospital.

“Os motoristas devem se atentar para resolução do Contran, que aprovou o Manual Brasileiro de Fiscalização e regulamentou algumas infrações, que, por serem graves, podem resultar no recolhimento do veículo para garantia da ordem pública. Esta resolução está em vigor desde 2 de janeiro de 2023”, destaca Heerdt.

Ele ainda destaca que, recentemente, foram aprovadas duas leis federais que reduziram os casos em que veículos devem ser guinchados. Em decorrência disso, Heerdt não acredita que, caso Brusque tivesse um efetivo maior, haveria maior quantidade de apreensões.

“Hoje não cabe remoção nos casos em que a irregularidade for sanada no local da infração, como por exemplo infração de estacionamento, quando o guincho não chega no local e o condutor comparece e retira”, explica.

– Assista agora:
Conheça história da arquitetura enxaimel

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo