+

Polícia Militar de Brusque informatiza atendimento de ocorrências com tablets e impressoras portáteis

Sistema mobile busca substituir radioamador

Polícia Militar de Brusque informatiza atendimento de ocorrências com tablets e impressoras portáteis

Sistema mobile busca substituir radioamador

Há um mês, a Polícia Militar de Brusque, Guabiruba e Botuverá já utiliza o Sistema Mobile, que integra todos os serviços da polícia em um único aplicativo. O 18º Batalhão recebeu do governo do estado sete tablets, em seguida, foram adquiridos mais cinco por meio do Fundo de Melhoria da Polícia Militar (Fumpom).

Leia também: Prefeitura de Brusque reduzirá de 20 para 12 secretários

O projeto piloto do sistema PMSC Mobile foi implantado em Balneário Camboriú, em 2014. Segundo o comandante Moacir Gomes Ribeiro, Brusque é o 12º município a receber os equipamentos.

Na tarde de ontem, o 18º Batalhão da PM lançou oficialmente o sistema para as autoridades dos municípios. A tenente-coronel Claudete Lehmkuhl, comandante da 7ª Região da PM, revelou que outros estados já analisam implantar o projeto catarinense. “Esse é um grande marco para a Polícia Militar do estado, e é apenas o início, ainda mais neste momento em que estamos com o efetivo defasado e, por isso, buscamos soluções para otimizar o trabalho”.

Dentro do carro de polícia foi adaptado uma impressora móvel e um tablet / Foto: Miriany Farias
Dentro do carro de polícia foi adaptado uma impressora móvel e um tablet / Foto: Miriany Farias

A promessa é de que o Mobile possa substituir o radioamador, dando mais segurança para as operações policiais. Agora, todas as ocorrências são repassadas para os policiais por meio do aplicativo no tablet. O capitão Rafael Antônio da Silva, explica que antes o Centro de Operações da PM (Copom) recebia a ocorrência pelo 190 e repassava por meio do radioamador aos militares que circulavam pela cidade.

Com o sistema Mobile, os chamados chegam pelo telefone e o Copom envia a ocorrência por meio de um alerta para o tablet da guarnição mais próxima ao fato. “A tela do tablet da guarnição acionada trava no que estiver fazendo, e começa a apitar uma sirene de alerta. Ali aparece o endereço da ocorrência, o trajeto por meio do GPS e um breve relato do que se trata a ocorrência”.

Quando os policiais estiverem em algum ponto da cidade que não tiverem acesso à internet, aparece para o Copom o status do equipamento offline. Nesse caso, a ocorrência é repassada pela forma antiga, por radioamador.

Toda a ocorrência pode ser realizada mesmo sem acesso à internet, pois fica salvo no sistema. Assim que tiver internet disponível, ou seja, ficar online, todas as informações são enviadas para o banco de dados. Após gerarem a ocorrência, os policiais imprimem o boletim e entregam para os envolvidos. “Assim, além da agilidade para a polícia, os próprios cidadãos também são beneficiados, pois não precisam mais se deslocar até a sede da PM para retirar o boletim de ocorrência de acidente de trânsito, por exemplo, pois será entregue na hora”, explica a tenente-coronel Claudete.

Por meio do GPS, o Copom consegue saber a localização de todas as viaturas e qual ocorrência está realizando no momento. Quando um policial tentar desativar o GPS, o sistema bloqueia o equipamento e somente a Central de Suporte consegue desbloquear.

Segundo o capitão Antônio, quando uma guarnição necessitar de reforço para uma ocorrência de roubo, por exemplo, acionará o Copom por meio do aplicativo. O Copom receberá como apoio e enviará o chamado para todas as outras guarnições também pelo equipamento.

Os policiais ainda têm a possibilidade de se comunicar internamente por meio do chat que o aplicativo disponibiliza. “Se necessitarem de informações de alguma ocorrência, ou algum suspeito, que tenha sido atendido por um policial de folga, podem conversar pelo chat, que é o WhatsApp [aplicativo de mensagens instantâneas], sem precisar pedir para o Copom”, detalha o capitão.

A intenção do sistema Mobile é otimizar cada vez mais o efetivo da polícia e disponibilizar mais policiais para atender a população. Durante o primeiro mês, os policiais passaram por uma adaptação ao sistema, mas já mostraram resultados positivos. “Na primeira semana, o chat do suporte era acionado direto, por dúvidas dos policiais. Hoje já conseguiram se adaptar ao manuseio do equipamento e está bem mais tranquilo”, afirma o capitão Antônio.

Em Brusque, todas os carros de polícia possuem o kit formado por um tablet e uma impressora móvel. Além disso, os policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) também possuem um equipamento.

20160622-19

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo