Polícia Militar de Brusque tem novo comandante; conheça o tenente-coronel Pedro Machado Júnior
Ele é policial militar há 18 anos e atua no batalhão de Brusque há dez anos
Ele é policial militar há 18 anos e atua no batalhão de Brusque há dez anos
O 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque tem um novo comandante. O tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior assumiu a função nesta terça-feira, 31, no lugar do tenente-coronel Heintje Heerdt.
Durante a cerimônia de transmissão de cargo, que reuniu autoridades civis e militares, aconteceu também a promoção do novo comandante, que até então era major e ocupava o cargo de subcomandante da PM de Brusque.
O tenente-coronel Pedro Machado Júnior ingressou na Polícia Militar em 2005. Antes, foi sargento do Exército durante sete anos e atuou na missão de paz no Haiti.
Ao retornar, decidiu ingressar na PM. Antes de vir para o batalhão de Brusque, atuou em Balneário Camboriú, Camboriú e São João Batista – onde foi o comandante do pelotão. Também atuou por um ano na Força Nacional e então foi designado para Brusque, onde está há dez anos.
No ano passado, ele comandou o batalhão de Brusque de forma interina, após a aposentadoria do então comandante, tenente-coronel Otávio Ferreira Filho.
“Eu estava na expectativa pela minha promoção a tenente-coronel. Tinha um acerto com o comandante Heintje de que quando eu fosse promovido, ele retornaria para Blumenau, onde a família dele vive, e eu permaneceria em Brusque”.
Pela hierarquia da Polícia Militar, um batalhão precisa ser comandado por um tenente-coronel, por isso, Machado Júnior só foi nomeado comandante após alcançar a patente de tenente-coronel.
“É uma felicidade estar aqui assumindo o comando do batalhão onde trabalho há tantos anos e tenho um grande carinho por toda a região”.
O ex-comandante da PM de Brusque, tenente-coronel Heintje Heerdt, agradeceu a oportunidade de comandar o batalhão de Brusque, onde chegou em 2013. Agora, ele segue para atuar como Chefe do Estado Maior da Região, função que auxilia na tomada de decisão do Comando Regional.
“Estou encerrando um ciclo de dez anos no batalhão de Brusque, onde exerci todas as funções. Estou muito grato pela oportunidade e também por poder passar o comando para o tenente-coronel Pedro, que tenho certeza que fará um ótimo trabalho”.
O novo comandante da polícia de Brusque afirma que pretende fazer um trabalho de continuidade.
“Vamos dar ênfase no policiamento preventivo e também na atuação com foco no combate ao tráfico de drogas. Também pretendo continuar reduzindo os índices de roubos e crimes violentos em Brusque e região. A ideia é manter Brusque entre as cidades mais seguras do país. O trabalho preventivo é muito mais barato que o de repressão. Depois da criminalidade instalada, é muito mais difícil controlar”.
Outro ponto que deve ter atenção do comandante é o trânsito. “O foco principal será atuar no sentido de evitar as mortes, na preservação da vida. Muitas vezes as pessoas pensam que a fiscalização de trânsito é para arrecadação, mas não é isso. O trabalho é feito sempre pensando em salvar vidas”, diz.
A cerimônia contou com a presença do novo comandante geral da PM de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
– Assista agora:
Quais os efeitos do peso excessivo da mochila? Fisioterapeuta traz explicações sobre o problema