Polícia Militar implanta três Redes de Vizinhos nos bairros Cardoso e Tajuba I, em São João Batista

Após moradores demonstrarem interesse, três redes foram iniciadas no início de maio

Polícia Militar implanta três Redes de Vizinhos nos bairros Cardoso e Tajuba I, em São João Batista

Após moradores demonstrarem interesse, três redes foram iniciadas no início de maio

Três Redes de Vizinhos já foram implantadas em São João Batista desde o início de maio. O programa foi criado pela Polícia Militar em Santa Catarina há cerca de três anos, e funciona em parceria com a comunidade.

As primeiras redes implantadas no município foram duas no bairro Cardoso e uma no loteamento Jardim Itália, no Tajuba I.

A moradora Joisse Borba dos Santos, 25 anos, e Ana Claudete Floriano, 61, encabeçaram a ideia para tornar realidade a primeira Rede de Vizinhos, no Cardoso. “O subtenente Daniel passou na minha casa, explicou o projeto e me interessei. Nisso eu e a Ana conversamos com os moradores para a possibilidade de integrar o programa”, conta.

Com interesse dos moradores de todo o loteamento, o subtenente Daniel Pereira, comandante da PM de São João Batista e subtenente Charles Rodrigues Bernardo, de Nova Trento, ministraram uma palestra sobre o programa.

O projeto resume-se na criação de um grupo no aplicativo WhatsApp onde são inseridos os vizinhos interessados. Cada grupo conta com a participação de um policial para verificar as demandas dos moradores e auxiliar em eventuais ocorrências de forma mais ágil. A iniciativa tem como objetivo a prevenção de crimes e melhoria dos vínculos da PM com a comunidade, mas não substitui o chamado telefônico via 190.

Joisse lembra que antes da criação do grupo, três residências vizinhas sofreram com furtos num mesmo dia. Infelizmente ninguém viu. As câmeras de monitoramento flagraram a ação, mas até o momento os criminosos não foram identificados. “Como é um loteamento novo, muitas pessoas vêm ver as casas para comprar ou alugar. Mas pelo jeito da pessoa dá para perceber a intenção”, comenta.

Até o momento, Joisse informa que, felizmente, não houve nenhuma atitude suspeita no loteamento que fosse necessário ativar a Rede de Vizinhos. Entretanto, recebem diariamente orientações da PM e alertas de veículos suspeitos na região.

Ana acrescenta que o grupo traz mais segurança para os moradores, pela maior proximidade com a Polícia Militar. “A viatura agora passa com mais frequência por aqui também”, diz.

Necessidade
O subtenente Daniel explica que a implantação do programa Rede de Vizinhos em São João Batista ocorreu após contato de moradores com a PM por sentirem a necessidade da aproximação. “Ocorreu um aumento de furtos em residências em alguns bairros, por isso percebeu-se a importância”.

Mesmo antes da criação das redes a Polícia Militar intensificou as rondas e efetuou algumas prisões de quadrilhas que atuavam em São João Batista e região. “Mesmo com a redução na incidência dos crimes, a polícia continuou presente com intuito de gerar mais confiança e tranquilidade na comunidade”, acrescenta o policial.

Nesses primeiros dias desde a implantação do primeiro grupo, o comandante afirma que está tendo um bom resultado e funcionamento.

“Após as reuniões as pessoas se sentem mais preparadas e confiantes ao se depararem com qualquer situação que venha quebrar a ordem pública no bairro. Eles avistam veículo ou pessoas que não são moradores do bairro e passam a monitorar até esclarecer se é perigo ou situação normal”, diz.

A intenção é nos próximos dias criar novas Redes de Vizinhos em outros bairros. Os moradores que tiverem interesse em participar podem também procurar a Polícia Militar.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo