Polícia Militar intensificará fiscalizações de motocicletas em Brusque

Comandante da PM diz que número de mortes e acidentes foram alguns dos motivos para decisão

Polícia Militar intensificará fiscalizações de motocicletas em Brusque

Comandante da PM diz que número de mortes e acidentes foram alguns dos motivos para decisão

O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, informou que as fiscalizações de motocicletas serão intensificadas na cidade. O comunicado foi realizado na manhã desta quarta-feira, 18.

Segundo ele, diversos motivos influenciaram na decisão como imprudências observadas, números de acidentes, ruídos de escapamentos, falta de regulamentação, além das mortes no trânsito.

Ferreira Filho pontua que dos 20 óbitos registrados neste ano no trânsito de Brusque, 17 eram motociclistas.

“As motocicletas viraram um grande problema social e viário. Sendo assim, informamos que a PM irá intensificar e direcionar sua fiscalização para este tipo de veículo objetivando uma mudança de postura, comportamento e mais paz no trânsito para todos”, salienta.

Em abril deste ano, a PM já havia comunicado que intensificaria as fiscalizações de motocicletas após denúncias de ruídos de escapamento. No entanto, a partir desta quarta-feira, o controle será mais intenso.

“É inadmissível termos esse tipo de abuso praticado pelos usuários deste tipo veículo. Conclamo a todos que cumpram seu papel, respeitem a legislação, seu semelhante e a coletividade”.

Como funcionará

Em entrevista ao jornal O Município, o comandante explicou que as blitze, que serão feitas diariamente, serão concentradas em veículos de duas rodas, e será dada atenção especial a prestadores de serviços como o de motoboy.

“A maioria dos acidentes de maior gravidade envolvem estes condutores, que em grande parte dos casos sofrem sequelas graves, que serão carregadas pelo resto de suas vidas. Demos um prazo a quem trabalha em serviços de motoboy ou motofrete para que realizassem as adequações necessárias, e percebemos que não deram muita importância”, comenta. A primeira fiscalização mais voltada a motos foi feita na segunda-feira, 16.

As adequações às quais se refere Ferreira Filho estão presentes na resolução 356/2010 do Conselho Nacional de Trânsito. O documento estabelece requisitos mínimos de segurança para o transporte remunerado de passageiros (mototáxi) e de cargas (motofrete) em motocicleta e motoneta. A base é a lei 12.009/2009.

Entre as regras, está a idade mínima de 21 anos para pilotos, a obrigatoriedade de faixas refletoras em baú/mochila, proteção para pernas e motor em caso de tombamento do veículo (também chamada de mata-cachorro), entre outras medidas de segurança.

A fiscalização da Polícia Militar de Brusque deverá ser realizada de forma generalizada, porque não há regiões ou pontos que tragam preocupações especiais. As atividades acontecerão com prazo indeterminado, a princípio até que surta efeitos satisfatórios.

O único período em que deverá haver um desfalque é a Operação Veraneio, na qual policiais militares de Brusque são realocados a municípios do litoral.

“Nossa intenção é fazer com que o usuário deste tipo de veículo sinta um maior rigor de fiscalização por parte da Polícia Militar, visando a adequação, o cumprimento e o respeito à lei”, encerra.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo