Policiais de mais de 20 cidades participam de treinamento de sistema de câmeras inteligentes em Brusque
Evento contou com integrantes da PRF e DEIC, além de policiais civis, militares e guardas municipais
Mais de 70 policiais e guardas municipais de mais de 20 cidades de Santa Catarina participaram na tarde desta quarta-feira, 26, de um treinamento sobre a plataforma de câmeras inteligentes desenvolvido pela Protenet Soluções de Segurança. O evento aconteceu no auditório do Bloco F da Unifebe.
A plataforma, desenvolvida 100% em Brusque, está em operação há cerca de um ano. A implantação em Brusque serve de modelo para as demais cidades do estado. Aqui, as forças de segurança tem a parceria da iniciativa privada, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas.
“Essa plataforma de câmeras inteligentes funciona em parceria com as empresas, que compartilham as imagens registradas em suas câmeras e os policiais utilizam no seu trabalho, para a elucidação de crimes”, destaca o sócio-proprietário da Protenet, Alexsandro Silva Fernandes, que também é o desenvolvedor da tecnologia.
Em Brusque, são em torno de 60 câmeras espalhadas por diversos pontos da cidade, que funcionam por meio deste sistema. Além de Brusque, a plataforma já é utilizada em mais de 30 cidades do estado. “A Protenet desenvolveu o software e outras empresas de segurança atuam como revendedoras nas outras cidades. O objetivo da plataforma é ajudar os policiais a identificar suspeitos e, assim, agir rapidamente no combate à criminalidade”.
Durante o treinamento, os policiais e guardas municipais puderam tirar todas suas dúvidas e também sugerir melhorias e novas funções. “Foi uma grande troca de experiências. O intuito do treinamento foi exatamente este, ouvir as sugestões de quem utiliza a plataforma, para aprimorar ainda mais”.
Policiais e guardas municipais de Joinville até Florianópolis participaram do treinamento, o que, para Alexsandro, demonstra o interesse das forças de segurança em contribuir cada vez mais com o bem-estar da população.
“Além de policiais civis, militares e guardas municipais, tivemos a presença de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e também da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DEIC). Ficamos muito felizes por terem aceitado nosso convite. Em ações como esta que vemos o comprometimento das polícias em ter tecnologia para ajudar o cidadão na hora que ele mais precisa”.