Policial de Brusque fará parte do corpo docente da Acadepol
Rodrigo Dantas de Sena, 34 anos, da Dpcami, foi um dos 61 aprovados no processo seletivo
Rodrigo Dantas de Sena, 34 anos, da Dpcami, foi um dos 61 aprovados no processo seletivo
O agente de polícia Rodrigo Dantas de Sena, 34 anos, que atua na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Brusque, trabalhará na formação de novos delegados e policiais civis de Santa Catarina. O processo seletivo dos docentes ocorreu em três etapas, prova de títulos, objetiva e prova oral perante à banca, e o resultado saiu na última semana.
Leia também: Provável reforma da Previdência Social causa apreensão nos trabalhadores
Sena, que é natural de Santos (SP), ingressou na Polícia Civil em março de 2012 e desde então trabalha em Brusque. Iniciou a carreira na Delegacia de Polícia Civil da Comarca e depois passou a atuar na Dpcami. A disciplina que o agente deverá ministrar no curso é de Defesa Pessoal, devido à experiência que possui com os 16 anos de prática no jiu-jitsu. Para ele, fazer parte do corpo docente da Acadepol é uma maneira de contribuir com a instituição. “Acredito que tenho conhecimento suficiente para auxiliar os policiais que se formarão”, diz.
O policial acrescenta que a Defesa Pessoal é a disciplina necessária para todas as funções dentro da profissão. “É uma questão de sobrevivência, tanto de vida como profissional, até porque o corpo é a principal arma de defesa, depois vem a pistola”.
Com o início do curso de formação da Acadepol, Sena conta que as atividades na Dpcami não ficarão prejudicadas. “Farei uma dupla jornada, viagens de ida e volta para Florianópolis, para não interromper os trabalhos”.
Agora, os profissionais aprovados no processo seletivo aguardarão o governador do estado, Raimundo Colombo, nomear os novos policiais civis, que serão 66 delegados e 420 agentes de polícia. A previsão inicial era para que o curso iniciasse em julho, mas devido a liminares e mandados de segurança, deverá ser adiado. Ao todo, serão 20 semanas, onde haverão aulas de defesa pessoal, técnicas operacionais, entre outros, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Canasvieiras, na capital.
Após a conclusão do curso, os novos policiais serão encaminhados para todo o estado. Os critérios de escolha para distribuição serão feitos por questões técnicas e de necessidade de efetivos.