Polícias Militar e Civil explicam atuação durante dia de eleição em Brusque

No domingo, 3, mais de 95 mil eleitores devem ir votar no município

Polícias Militar e Civil explicam atuação durante dia de eleição em Brusque

No domingo, 3, mais de 95 mil eleitores devem ir votar no município

Neste domingo, 3, os eleitores de Brusque vão às urnas decidir quem ocupará os cargos de prefeito e vice até o fim de 2024. Durante o dia de eleição, estão aptos a votar 95.403 pessoas no município. Para garantir a segurança dos eleitores e de quem atua no processo eleitoral, as polícias militar e civil preparam uma atuação especial.

Conforme o subcomandante do 18º BPM, major Márcio Jean Ricardo, a Polícia Militar atuará com efetivo reforçado neste domingo para garantir a segurança do pleito. Com isso, a cidade será dividida em setores para os policiais poderem realizar rondas nas proximidades dos colégios eleitorais.

O subcomandante da PM afirma que as denúncias recebidas serão atendidas o mais rápido possível. “Estaremos realizando rondas em todos os locais de votação na cidade, acompanhando no final do dia a apuração e eventuais comemorações que possam ocorrer após o resultado final. A intenção é prevenir, com uma maior presença policial, qualquer cometimento de crime eleitoral nas seções”, diz.

Já a Polícia Civil estará de plantão na delegacia, onde seguirá em trabalho ininterrupto. “E, como de praxe, haverá uma equipe de plantão (delegado, escrivão e agentes) à disposição da Justiça Eleitoral, cujos detalhes ainda serão definidos. Esperamos uma eleição pacífica e tranquila”, completa o delegado da 17ª Delegacia Regional de Polícia, Fernando de Faveri.

Denúncias de crime eleitoral

O eleitor pode denunciar irregularidades cometidas às vésperas ou no dia da eleição por meio do aplicativo Pardal, disponível para iOS e Android.

A plataforma possibilita registrar crimes relativos à propaganda eleitoral, como compra de votos, uso da máquina pública, doações e gastos irregulares. Também é possível relatar problemas durante a votação, como defeito ou mau funcionamento da urna eletrônica.

Para denunciar, basta encaminhar vídeos, fotos e áudios que comprovem a irregularidade, além de informar dados pessoais e de contato, que serão mantidos em sigilo. Em Brusque, as denúncias serão registradas diretamente no cartório eleitoral, que fará a triagem dos casos.

Dia de eleição: onde votar?

A consulta ao local de votação pode ser feita pelo aplicativo e-Título, no site do TSE ou pelo Disque-Eleitor, no número 0800 647 3888 — que também poderá ser utilizado para dúvidas gerais dos eleitores e funcionará no sábado, 2, das 9h às 19h, e no domingo, 3, das 7h às 20h.


Veja agora mesmo!

Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo