Ir para o conteúdo

Bolsonaro tem em Brusque maior vitória entre as 30 principais cidades catarinenses

Nenhuma das grandes cidades de SC deu ao presidente eleito percentual superior ao município

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) teve em Brusque o seu melhor resultado, considerando-se os números da votação nos 30 maiores municípios de Santa Catarina. Com 86,80% dos votos na cidade, neste segundo turno, Brusque ficou no topo da lista de preferência pelo militar.

Veja também:
Casal que saiu dos Estados Unidos de Kombi chega a Guabiruba

Usina de Asfalto de Brusque produz abaixo da capacidade

Brusque teve nove casos de meningite em 2018, maior número em três anos 

Bolsonaro fez 59,8 mil votos em Brusque, o que não é o maior valor total, considerando-se as maiores cidades. Joinville, maior colégio eleitoral do estado, registrou 262,5 mil votos em favor do presidente eleito.

A maior cidade do estado, no entanto, ficou na 7ª posição quando se verifica a votação percentual: Bolsonaro teve 83,18% em Joinville, cerca de 3% a menos do percentual alcançado em Brusque.

Em segundo lugar está Indaial, que rivalizou com Brusque na preferência por Bolsonaro, que alcançou votos de 86,46% da população da cidade do Vale.

São Bento do Sul, no Norte do estado, foi a terceira cidade, entre as 30 maiores, na qual Bolsonaro obteve maior votação percentual.

Municípios do Oeste do estado, por sua vez, tiveram votações menores pró-Bolsonaro, em que pese ele ter vencido por lá também.

Na lista dos 30 maiores municípios, Chapecó (64,47%) e Xanxerê (60,47%) figuram como os locais onde Bolsonaro teve menor engajamento do eleitorado.

Só uma cidade supera Brusque
na adesão a Moisés


Assim como o presidente eleito Jair Bolsonaro, o governador eleito, Carlos Moisés da Silva (PSL), conhecido como comandante Moisés, também teve grande adesão em Brusque. Com 83,48% o município deu-lhe a segunda maior votação percentual entre os 30 maiores municípios catarinenses.

Moisés fez 54.787 votos aqui no município. Garantiu a sua maior votação percentual, no entanto, em Tubarão, onde obteve 49,9 mil votos, o que representa 86,22% do eleitorado do município.

O governador eleito, Carlos Moisés da Silva (PSL) | Foto: divulgação

A votação expressiva em Tubarão não é coincidência. Apesar de ser natural de Florianópolis, Moisés construiu boa parte de sua carreira no Corpo de Bombeiros no município do Sul do estado.

Veja também:
Análises explicam motivos para desempenho acachapante do PSL na região de Brusque 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Magia de Natal começa dia 10 de novembro com novas atrações em Blumenau

O governador eleito teve, assim como Jair Bolsonaro, seu pior desempenho no Oeste. Chapecó e Xanxerê figuram, na lista das 30 maiores cidades, como as que tiveram menor adesão ao candidato do PSL. Nesse caso, porém, há uma justificativa: trata-se da região base do eleitorado do concorrente, Gelson Merísio, do PSD.