Ir para o conteúdo

Partido Novo não deve ter candidatos nas eleições de 2020 em Brusque

Grupo não está habilitado pela executiva nacional para participar do pleito

O Partido Novo de Brusque não está habilitado a ter candidatos a prefeito ou vereador nas eleições de 2020. O motivo é que o grupo local não atingiu os critérios determinados pela executiva nacional para ter uma chapa.



Alcir Otto, líder do Novo de Brusque, explica que o diretório nacional estabeleceu a regra de que a sigla precisa contar com, no mínimo, 150 filiados ativos para ter direito a concorrer.



Veja também:
Sem conseguir formalizar convênio com prefeitura, IGP de Brusque sofre com falta de recursos



Vida no campo: conheça a rotina de família que cria gado de leite e produz queijinho e nata, em Guabiruba



Botuverá poderá ter bombeiros comunitários até fim do ano



Segundo Otto, a legenda possui 182 membros atualmente. Contudo, somente 143 são ativos, ou seja, pagam a mensalidade regularmente.



O líder do Novo no município diz que, inicialmente, o partido havia ultrapassado a marca de 150 membros ativos, mas na segunda contagem caiu, por isso foi eliminado do processo seletivo.



Assim como Brusque, as cidades catarinenses de Mafra e Lages também foram desclassificadas pelo mesmo motivo, de acordo com o líder.



O Novo também exige que o diretório local tenha um plano para poder concorrer. Otto diz que os filiados de Brusque desenvolvem, neste momento, esse documento.



Otto afirma que o partido não está habilitado para concorrer no pleito do ano que vem, mas as atividades não param. O partido solicitou à cúpula estadual a criação de um diretório municipal, pois atualmente o Novo é um grupo de pessoas sem ter uma constituição jurídica concreta.



Apoio
Otto espera que “tenha uma boa eleição no ano que vem”. Ele afirma que o partido vai esperar para ver os candidatos no próximo ano.



O líder do Novo local diz que tem bons contatos com o PSL e o PL locais. Este último tem se fortalecido nos últimos meses e deve ter candidatos em 2020, enquanto a legenda do presidente Jair Bolsonaro está em fase de reestruturação.



Nacional
Segundo o presidente nacional, João Amoêdo, o Novo espera participar das eleições 2020 em cerca de 60 municípios. A ideia é buscar sempre uma chapa completa com prefeito e vereador.



Veja também:
Brusque encara Ituano sem Zé Carlos e com duelo pela artilharia nas semifinais da Série D



Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região



Prefeitura de Gaspar libera trânsito da rua Dr. Nereu Ramos após deslizamento



O partido também mira as cidades com mais de 300 mil habitantes. No caso de Santa Catarina, enquadram-se nesta categoria Florianópolis, Joinville e Blumenau.



Embora Brusque, Lages e Mafra tenham sido eliminadas, o processo seletivo para os municípios poderem lançar candidaturas continua com outras cidades onde a legenda tem força.



O único deputado federal do Novo eleito por Santa Catarina é Gilson Marques, de Pomerode.