Vereadora mais votada de Guabiruba, Simone Fischer fala sobre causas e atuação
Aos 48 anos, ela teve mais de 1 mil votos, a maioria do bairro São Pedro
Ninguém, entre os candidatos a vereador de Guabiruba, teve mais votos do que a professora Simone Fischer (MDB). Aos 48 anos, ela obteve 1.052 votos, dos quais 722 são provenientes do bairro São Pedro, onde cresceu e teve seus primeiros estudos. Ela será a única mulher a compor a legislatura.
No bairro São Pedro, havia 2996 eleitores aptos em 2020, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Ou seja, 24% dos eleitores do bairro escolheram a professora como candidata, entre os 42 candidatos.
Simone já havia concorrido a vereadora nas eleições de 2012 e 2016, obtendo 171 e 528 votos, respectivamente. Em 2020, conseguiu praticamente o dobro dos votos de quatro anos antes, quando pôde ser suplente. "Percebi que consegui transmitir esse sentimento de luta, força, foco, fé e persistência, e como sempre digo: Deus no comando, sempre!"
A professora afirma que, com o crescimento de Guabiruba, há também problemas e vulnerabilidades sociais. Seu trabalho deve estar voltado em prol de políticas públicas com foco no social. "Precisamos trabalhar para Guabiruba ser uma cidade de todos, acessível a todos igualmente."
"Com certeza a principal bandeira foi a de ouvir aos anseios de todos os guabirubenses, a bandeira da política coletiva, de legislar para o coletivo, voltando o olhar para a política social. Quando você conversa com as pessoas, você percebe que todos querem se sentir representados", completa.
Também presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da Escola de Educação Básica (EEB) Carlos Maffezzolli, ela afirma que a motivação em concorrer a uma vaga na Câmara vem por um sentimento de fazer política pública, "não necessariamente um sentimento de política partidária".
Lutas e causas
A professora fez parte da primeira diretoria da Associação de Moradores do Bairro São Pedro (Ambasp), fundada em 22 de dezembro de 1996.
Entre diversos trabalhos e atuações políticas em prol da educação, Simone Fischer militou pela instauração do Ensino Médio na Escola de Educação Básica (EEB) Carlos Maffezzolli, em 2000. É a atual presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola. Participou do Congresso Nacional em 2008 com conselheiros municipais e estaduais de educação.
Atualmente, integra o Conselho Municipal do Bem-estar Animal (Combea) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) de Guabiruba. Também é vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Guabiruba (Comeg).
A causa animal é uma bandeira da vereadora mais votada de Guabiruba em 2020. Junto com a companheira, tem vários cães e gatos. "Temos também uma grande área verde cercando a casa onde existe uma infinidade de pássaros, lagartos e outros animais", comenta.
Simone é apoiadora da Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA), organização não-governamental (ONG) que realiza o trabalho voluntário de proteção e assistência aos animais. Para ela, a associação precisa de maior apoio do poder público, com a necessidade da construção de um centro de combate a zoonoses e de programas de castração.
"Precisamos também incutir nas pessoas o sentimento de responsabilidade para com o bem-estar animal. Sabemos que muitas das situações nas quais a PATA precisa intervir ocorrem porque algumas pessoas agem de forma insensível e irresponsável para com os animais."
Formação
Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) em 1994
Licenciatura de Geografia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em 2007.
Bacharel em Geografia – Geógrafa pela Universidade da Região de Joinville (Univille) em 2011
Pós-graduada em Educação e Desenvolvimento da Criança pela FURB
Pós-graduada em Educação e Meio Ambiente pela Aupex.
MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades – Cevisat/Uninter – 2015