X
X

Buscar

Político catarinense foi o primeiro a avisar Lula sobre decisão de Fachin

"Acompanho toda a situação e nunca o abandonei", ressaltou o ex-prefeito de Blumenau

Décio Lima (PT), ex-prefeito de Blumenau, foi a primeira pessoa a contar para Lula sobre a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as condenações do ex-presidente referentes à Operação Lava-Jato em Curitiba.

Lima ligou para o ex-presidente e explicou o que significava a decisão de Fachin e que o petista teria, novamente, o direito de ser elegível para as eleições de 2022.

De acordo o ex-prefeito, a reação do Lula foi de alegria e dúvidas. “Disse que não iria morrer sem mostrar ao Brasil que é inocente”, destacou.

Décio ainda complementou que o ex-presidente quer um novo julgamento, para que sejam ditos se, de fato, há crimes nos casos.

O político catarinense ressaltou que a sua relação com Lula é longa e próxima. “Fiquei muito feliz, pois acompanho toda a situação e nunca o abandonei”, conta.

Lima diz que a decisão é um ganho para a democracia. “Não permite que o ódio ocupe o sistema judiciário do Brasil”, finaliza.

O caso

Até então, Lula era condenado em duas ações penais, por corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo os casos do tríplex, no Guarujá (SP), e do sítio de Atibaia, também no estado de São Paulo.

Em decisão, Fachin ressaltou que a condução dos casos não poderiam ter sido tomadas pela vara responsável pela operação e determinou que os casos sejam reiniciados pela Justiça Federal do Distrito Federal.

O ministro argumentou que os crimes que o ex-presidente havia sido condenado não correspondem a atos que envolveram diretamente a Petrobras e, por isso, a Justiça Federal de Curitiba não deveria ser a responsável pelo caso.

Com a decisão, Lula volta a se enquadrar na Lei da Ficha Limpa e, portanto, o ex-presidente volta a ser elegível.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube