Pomerode terá museu de brinquedos com mais de 3 mil itens fabricados desde 1920
Público poderá conhecer a partir do dia 6 de setembro
Público poderá conhecer a partir do dia 6 de setembro
Brincar ultrapassa gerações. Um espaço, em Pomerode, vai promover um encontro entre as infâncias de várias épocas através dele. O Museu Mundo dos Brinquedos inaugura na cidade no dia 6 de setembro, com um acervo de mais de 3 mil peças. Elas foram fabricadas entre 1920 e os dias atuai,s e fazem parte de uma coleção particular do engenheiro Adolar Ferreira Filho.
Entre os brinquedos à mostra estão itens colecionáveis de marcas como Estrela e Bandeirantes. Só em triciclos e bicicletas são mais de 200 unidades diferentes. Bonecas, jogos e carrinhos que reuniam crianças em diferentes gerações também poderão ser observados.
O Museu terá mil metros quadrados de área, com decoração temática e estátuas de personagens. A visitação acontece das 9h às 18h e o ingresso custa R$ 25, com meia entrada para estudantes e idosos.
A ideia de exibir o acervo surgiu em uma conversa entre amigos. Adolar coleciona os itens desde criança e, por saberem dessa paixão, conhecidos acabara contribuindo. “Depois de pesquisarmos sobre outras iniciativas no país, vimos que havia espaço não só pelo volume, mas pelas memórias e momentos compartilhados que ele poderia gerar entre avós, filhos e netos”, comenta. “Sempre tive o sonho de poder mostrar todas essas peças. Estou muito feliz”, acrescenta.
Mesmo com os sócios atuando profissionalmente em outras áreas em Florianópolis, a opção por Pomerode aconteceu pelo perfil do visitante da cidade. “Além do grande destaque no turismo que a região vem conquistando, percebemos que as famílias visitam o local. E é esse o público que será mais impactado pelo acervo”, comenta Jairo Albuquerque, também sócio do empreendimento.