Ponte pênsil da Cristalina cai durante manutenção realizada nesta quarta-feira
Queda aconteceu no início da tarde desta quarta-feira
Alguns moradores do bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, entraram em contato com o jornal O Município para informar que a ponte pênsil da Cristalina havia caído no início da tarde desta quarta-feira, 17.
O prefeito de Guabiruba Valmir Zirke afirma que está indo para o local para ver a situação. Ele diz que como a obra é feita em parceria com a prefeitura de Brusque, na segunda-feira, foram feitas escavações para trocar as torres pela secretaria de Obras de Brusque.
“Penso que por causa do peso e de como a escavação foi feita as torres cederam. Tirei o meu pessoal e dei espaço para os funcionários de Brusque trabalharem. Estou indo lá agora mesmo”, afirma.
Secretaria de Obras de Brusque
De acordo com o secretário de Obras de Brusque, Ricardo de Souza, foram retirados os cabos de sustentação da ponte para trocar as torres, ocasionando na queda da estrutura.
“Toda ponte será refeita. Para trocar as torres de sustentação foi necessário tirar os cabos. Até sexta-feira os cabos serão colocados”, afirma.
A Secretaria de Obras lançou uma nota esclarecendo o caso. Segundo o órgão, a ponte não caiu, o que foi feito foi uma manutenção. No entanto, diversas testemunhas informaram que a queda não era esperada, conforme alega a Prefeitura de Brusque. Confira a nota completa:
“A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos esclarece que a ponte da Cristalina, que está em manutenção, não caiu. No local, ocorrem as trocas das torres de sustentação e, para isso, os cabos que seguram as pranchas do piso foram soltos. Consequentemente, a estrutura cede momentaneamente.
Com a manutenção da ponte a passagem de carros, motociclistas e pedestres está proibida. A interdição deve ser mantida por pelo menos 10 dias, dependendo das condições climáticas para execução do trabalho.”
Associação de Moradores
O presidente da Associação de Moradores da Cristalina (Amocri), Evandro Vogel, afirma que parte do assoalho da ponte já havia sido trocado.
“Tivemos uma série de conversas com a prefeitura, que trocaria as torres de madeira para concreto. Porém, sem a licitação para essa obra, foi acordado que seriam trocadas para novas torres de madeira. Por causa disso, a Prefeitura de Guabiruba iniciou as obras para trocar os assoalhos”, afirma.
Leia mais:
1. VÍDEO – Bebê recém-nascida é transferida em estado grave de Criciúma para UTI do Hospital Imigrantes
2. WhatsApp anuncia função que protege conversas com senhas
3. Organização da 29ª Fenajeep anuncia novidades e confirma que evento mudará de local em 2023
4. Carro de luxo é flagrado mais de 200 km/h na BR-101, em SC
5. Por ordem da mãe, jovem restaura muro que havia pichado em Balneário Camboriú