Por falta de ambulância, serviço do Samu está suspenso em Brusque desde dezembro
Dois veículos quebraram no último mês e aguardam conserto para retornar os atendimentos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está suspenso em Brusque desde o dia 31 de dezembro. O motivo é a falta de ambulância. Segundo o coordenador do serviço, Álvaro de Carvalho, no dia 7 de dezembro a ambulância própria do Samu quebrou.
No dia seguinte, a Secretaria de Saúde concedeu de forma emprestada uma ambulância branca para atender a demanda do serviço. Segundo Carvalho, esse é o melhor veículo da secretaria. No entanto, o veículo também apresentou uma falha mecânica no dia 31 de dezembro.
“Tentamos colocar outra ambulância no serviço, mas as nossas outras não aguentam o serviço do Samu. Por esse motivo, estamos sem serviço desde quinta-feira”, explica.
Desde então, o serviço do Samu não está funcionando em Brusque. As ligações que são recebidas pela Central em Blumenau são redirecionadas ao Corpo de Bombeiros.
“Caso o técnico regular médico consiga regularizar via telefone, ele já faz o atendimento pela ligação, pois é uma das funções do Samu. Caso seja necessário a ambulância, ele redireciona ao Corpo de Bombeiros”, diz.
No momento, o Samu aguarda o conserto da viatura do governo municipal. O veículo foi levado nesta segunda-feira, 4, para o mecânico que vai priorizar o serviço, por se tratar de urgência e emergência. “Tão logo a gente consiga, nós vamos ativar a ambulância reserva”.
Já o conserto da ambulância própria do Samu deve levar mais tempo, pois o motor fundiu. Quanto aos custos, o coordenador ainda não recebeu o orçamento.