Vivenciar uma pandemia, fez com que muitas pessoas olhassem mais para o interior, de si mesmas, mas também, para o interior das suas casas. Afinal, a maior parte do tempo, dia e noite, é passado dentro das mesmas paredes. 

E isso tem sido visto sob duas óticas: como um confinamento estressante, ou uma ótima oportunidade de usar a pandemia, para tornar a casa mais agradável, criar uma conexão com o ambiente, e ter nesse período momentos reconfortantes.

Com a pandemia do coronavírus, passou a existir uma ligação inerente entre – casa e bem-estar. 

Tempos de incerteza, costumam deixar em alerta os instintos de segurança, e aumentam a necessidade de sentir “aconchego”. No ambiente residencial, isso pode ser refletido em objetos, móveis, cores, presença da natureza e até mesmo as janelas. 

Sim, as janelas, através das quais, se vê o exterior e o interior, de uma realidade alternativa, que passou a fazer parte do cotidiano. E fez com que: os espaços residenciais precisassem se tornar multifuncionais. Porque as casas tiveram que assumir muitos papéis: refúgio, escritório, escola, culinário, academia, entretenimento e ainda mais.

Para deixar os dias da pandemia mais fáceis e agradáveis, fazer compras para a casa, se tornou prioridade. E vários setores viram o consumo crescer, entre eles estão o setor de limpeza e o de eletrodomésticos para cozinha.

O setor de limpeza sempre teve relevância, mas com a pandemia para evitar a disseminação do vírus, passou a fazer parte do primeiro item da lista. As pessoas entenderam que manter a casa limpa, tem a mesma importância de ter as mãos higienizadas com álcool gel. 

Por esse motivo, as vendas de produtos para higienização, aspiradores de pó, lavadoras de alta pressão, enceradeiras e acessórios como mop, se mantem no topo dos mais procurados pelos consumidores.

 

Não é por acaso, que os robôs aspiradores se tornaram os grandes aliados da limpeza.

 

Já em um ambiente saudável e agradável, pessoas olhando para um lado positivo da vida, resolveram expandir suas habilidades na cozinha. E de forma divertida, milhares de cozinheiros usaram Instagram, Facebook e Twitter, para deixar registrado esse momento de – cozinhar em casa. Sejam amadores ou profissionais, de padeiros aos confeiteiros de plantão, o fato é que, muitos pratos de “dar água na boca”, foram postados nas redes sociais.

A comida se mostrou – reconfortante, nesse período de pandemia. E aqueceu as vendas de máquinas de fazer pão, fornos elétricos, micro-ondas, fogões, geladeiras e muitos outros acessórios de culinária. O setor de eletrodomésticos, prosperou durante a pandemia.

O papel das casas, agora mais do que nunca, é serem restauradoras, ajudando a relaxar e recarregar “as baterias”. Ter que passar mais tempo em casa, também tem inspirado as pessoas a personalizar o ambiente em que passaram a viver, e não simplesmente, habitar.

O lado bom de estar em casa durante a pandemia, é ter a chance de revelar as versões mais saudáveis de cada um, juntos ou conectados.