X
X

Buscar

Por que preciso de seguro viagem?

A última coisa que pensamos ou que queremos quando vamos viajar é que vamos precisar usar o hospital né? Queremos mais é passar longe disso, porém sabemos que isso pode acontecer e é aí que você vai ficar tranquilo se você fez um seguro, ou vai ficar desesperado – sim os valores fora do Brasil podem ser muito caros – quando receber a conta.

Muitas pessoas preferem não contratar o seguro pois acham que é um gasto desnecessário. O valor do seguro custa aproximadamente uns 5% do custo da viagem, e caso você não tiver e precisar, você pode chegar a pagar mais que dobro. Na minha opinião, é um valor muito bem investido, e além disso sempre há a possibilidade de parcelar em suaves prestações e, se for no cartão, você acumula milhas.

Falando em cartão de crédito, você sabia que se comprar sua passagem com ele você pode obter o benefício gratuitamente? O mesmo vale para o seguro do aluguel de carro. Cada bandeira de cartão oferece diversos benefícios aos seus clientes, e esse é um deles. Por isso, entre em contato com a central do seu cartão e tire as dúvidas antes de comprar a passagem, dependendo da bandeira e categoria do cartão, pode cobrir também viagens internacionais. Caso você não compre com cartão, há serviços em sites da internet super simples de serem comprados, ou fale com seu agente de viagens.

Como utilizar

Você receberá um voucher, ali irá constar o número de telefone que você deve ligar em caso de emergência, o número é do Brasil. Você explica a situação e eles irão agendar uma consulta o quanto antes para você no hospital mais próximo. Em alguns casos o médico pode ir até aonde você estiver, ou dependendo do seguro, você mesmo pode dar a entrada no hospital e depois ser reembolsado quando retornar da viagem.

Seguro obrigatório

O seguro viagem em alguns países é opcional, já em outros é obrigatório, como aqueles que fazem parte do Tratado de Schengen – está incluso em alguns cartões de crédito também.

O tratado permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Já os turistas de países que não participam do acordo devem apresentar o passaporte como comprovante de identidade. Não há necessidade de visto enquanto estiverem pelos países em turismo, dentro de 90 dias, porém é obrigatório o seguro viagem de Schengen, com cobertura mínima de 30 mil euros.

Os países que fazem parte do tratado são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Holanda, Itália, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Alguns estão em processo de implantação como: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.

Seguro esportes

Na maioria dos seguros básicos não estão inclusos acidente com esportes, principalmente os radicais. Então se for esquiar na neve ou surfar as ondas loucas do Hawaii faça o seguro especial para esportes. Aqui não é necessário fazer para a viagem inteira. Se você sabe o dia certo que vai praticar os esportes, pode optar pelo seguro somente por aqueles dias – eu já fiz isso.

Graças a Deus nunca precisei usar esses serviços, somente ir à farmácia e comprar um remédio, mas foi por pouco. Quando estava esquiando em Bariloche um esquiador passou muito rápido e me atropelou, meus esquis caíram da bota. Felizmente foi só um susto e a dor que ficou depois. Em outra viagem meu avô precisou de cuidados médicos, e o médico o atendeu no quarto do hotel. O serviço foi ótimo, deu tudo certo.

Nunca me pediram o comprovante do seguro na alfandega, mas sempre o levei em mãos. Hoje em dia é mais fácil deixar salvo em algum aplicativo do celular, facilita bastante, ou ainda se por algum motivo precisar e a apólice impressa não estiver com você.

O que geralmente está incluso no seguro viagem

Despesas médicas hospitalares
Despesas médicas odontológicas
Despesas farmacêuticas
Morte acidental
Invalidez permanente ou parcial por acidente
Traslado médico
Extravio de bagagem
Orientação na perda de documentos

O que não está incluso no seguro viagem

Esportes radicais – alguns seguros incluem no valor ou pagando a parte
Doenças preexistentes – alguns incluem
Danos de óculos, cadeira de rodas, muletas, próteses e afins.

*Os itens acima podem variar conforme a empresa. Leia toda a apólice de seguro viagem e tire suas dúvidas antes de contratar o serviço.

Frase: O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem
Arthur Schopenhauer