X
X

Buscar

Por suspeita de fraude, prefeitura anula licitação para concessão de serviços de guincho em Brusque

Envelope de uma das empresas cadastradas para o certame foi recolado

Há mais de um ano sem serviços de guincho, a Prefeitura de Brusque publicou no Diário Oficial dos Municípios nesta terça-feira, 18, a anulação do processo licitatório 059/2020, para concessão de serviços de guincho, depósito e guarda de veículos.

Segundo a publicação, o processo foi anulado por conta de uma irregularidade no envelope da proposta comercial de uma das empresas participantes, em que a perícia técnica concluiu que o material sofreu recolagem na aba superior. “Em tese, acarreta na quebra de princípio fundamental à garantia de transparência e lisura do certame”, informa o texto.

Além da anulação, será instaurado um processo administrativo para apuração da existência de fraude na licitação. A publicação informa que na análise dos fatos que envolvem o caso, não está claramente provada a existência de fraude ao certame e sua potencial gravidade, por isso a situação será investigada.

De acordo com o diretor de Trânsito da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, Renato Bianchi, as empresas envolvidas na licitação têm cinco dias úteis para se manifestar sobre a anulação. Ele destaca que caso haja alguma manifestação das empresas, será aguardada a decisão judicial.

“Ao mesmo tempo, já estamos atualizando as tabelas de serviço para lançar um novo edital, e vamos entregar a nova documentação para o setor de licitações depois desse prazo”, informa Bianchi.

Relembre o caso

Brusque está há mais de um ano sem serviços de guincho. A concessão do serviço na cidade acabou em março de 2020 e, desde então, veículos irregulares ou envolvidos em acidentes não são recolhidos pela Polícia Militar.

Em outubro de 2020, o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, destacou que a situação tem causado transtorno e impactado no trabalho da PM.

“Veículos com documentação atrasada não podemos recolher, temos que liberar. Veículos em péssimo estado de conservação também estamos liberando. Não temos o que fazer”, diz.

Em maio de 2020, a Câmara de Vereadores de Brusque aprovou regulamentação do serviço de guincho em regime de urgência, por meio de concessão via licitação, pelo critério de menor preço ou maior oferta.

O prazo da concessão será de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período, desde que o desempenho na prestação do serviço ao longo do período seja considerado satisfatório.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube