Porto Belo elege Joel como novo prefeito

Candidato eleito recebeu maioria esmagadora dos votos

Porto Belo elege Joel como novo prefeito

Candidato eleito recebeu maioria esmagadora dos votos

Este domingo, 5, foi o dia em que Porto Belo passou por uma nova eleição de prefeito e vice-prefeito, após os eleitos em 2020 decidirem renunciar aos cargos. A população elegeu, com 77,58% dos votos os candidatos do MDB e PP, Joel Orlando Lucinda como prefeito e Ailto Neckel como vice.

Eles, que até então eram vereadores da cidade, receberam 6.076 votos dos 14,7 mil eleitores aptos a participar desta eleição. Os demais candidatos ao cargo conquistaram menos de mil votos. O candidato David Jordelino da Silva (PRTB) fez 910, o que representou 11,62% dos votos válidos, e Rosaura Rodrigues (PT) fez 846, o equivalente a 10,80%.

Foram registrados 3,61% (306) votos em branco e 4,02% (341) votos nulos. O número de abstenção, 6.312, foi maior do que de votos recebidos pelos candidatos eleitos.

Novos mandatos

Além de Porto Belo, a cidade Presidente Castello Branco, do Oeste Catarinense, também teve uma nova eleição de prefeito e vice-prefeito neste domingo. Assim como na cidade do Vale do Itajaí, os eleitores optaram pela candidata do MDB.

A prefeita eleita, Neiva Kleemann Tonielo (MDB) conquistou 57,11% (803) dos votos válidos. Em Presidente Castello Branco haviam 1.491 eleitores aptos.

A nova eleição foi necessária após Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) cassar os, então, prefeito vice-prefeito, Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo. Eles foram condenados por terem ofertado dinheiro para que eleitores não fossem às urnas em 2020.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo