Conteúdo exclusivo para assinantes
Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Possivel candidatura de Ciro Roza, ameaçada pela inelegibilidade, bagunçaria processo eleitoral

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Possivel candidatura de Ciro Roza, ameaçada pela inelegibilidade, bagunçaria processo eleitoral

Página 3

Para bagunçar
O estratégico anúncio da candidatura do ex-prefeito Ciro Roza a deputado estadual pelo PSB de Brusque já causa alvoroço nas conversas políticas do município. É improvável que nomes como o do prefeito Jonas Paegle, vereadores e secretários sejam indicados a concorrer, tendo em vista que não possuem envergadura para tanto. A candidatura de Ciro, a se confirmar, vem novamente para bagunçar o processo eleitoral, tendo em vista que, nos últimos dois pleitos que participou, ou seus votos não foram validados ou ele teve que ser retirar para evitar que isso acontecesse.

Histórico
A história, mais uma vez, se repete. O partido anuncia a intenção de lançar Ciro Roza candidato, a despeito da existência de teses jurídicas e decisões transitadas em julgado que o tornariam inelegível. Nas entrevistas, todos, inclusive Ciro, juram de pés juntos que não há problema nem inviabilidade na candidatura. Não raro, atribuem as notícias de inelegibilidade a boatos de adversários políticos. Só que, na prática, tanto em 2012 quanto em 2016, quando concorreu a prefeito, não pôde ser votado.

Insegurança jurídica
O partido, porém, trabalha em cima das teses de insegurança jurídica que permeiam o país: um juiz pode decidir assim, e outro assado e, na prática, nem tudo o que parece óbvio o é. Um exemplo é a nomeação de Roza como chefe de gabinete, que foi sustada juridicamente na primeira instância e, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), um ministro decidiu monocraticamente de forma diferente. Isso porque há recursos sobre recursos para serem julgados em relação à condenação de Roza por irregularidades em obras feitas durante seu mandato.

Imprevisibilidade
Essa situação de insegurança causa um enorme problema para o processo político local. Inicialmente para o eleitor, que corre o risco de ter seu voto jogado fora. Em segundo lugar, para a própria eleição estadual, tendo em vista que, no sistema de coligações, a eventual invalidação dos votos de Ciro Roza afetaria todos os candidatos que concorrerem, em Santa Catarina, na mesma coligação. Trata-se, portanto, de um grande cenário de imprevisibilidade.


Nova via
O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 10, com o arquiteto Luiz Gonzaga Nunes, do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O objetivo foi receber do órgão um documento autorizando a execução de projeto para abertura de uma nova via para fazer a ligação entre a projetada avenida Beira Rio, cuja obra está em fase inicial, e a rodovia Antônio Heil.


Convocação
A Secretaria de Educação de Guabiruba convoca pais e responsáveis por 181 crianças inscritas na fila de espera por vagas em creche para comparecerem na Câmara de Vereadores, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, a fim de efetivação da matrícula. As chamadas iniciam, nos três dias, às 8h30. No dia 27 serão matriculados os inscritos no Maternal I, no dia 28 do Maternal II e no dia 29 do Maternal III. A lista completa está disponível neste link: https://goo.gl/4xS5AQ.


Redução de vereadores
Segundo o vereador Ivan Martins (PSD), falta pouco para ser protocolado na Câmara de Vereadores o projeto de lei para reduzir o número de vereadores da próxima legislatura. Ele relata ter quatro das cinco assinaturas necessárias para protocolar a proposta de alteração à Lei Orgânica do Município. As assinaturas conquistadas até o momento são, além da de Martins, dos vereadores Deivis da Silva e Joaquim Costa, o Manico, ambos do PMDB, e Waldir da Silva Neto, que estava como suplente pelo DEM.


Júri inédito
Um júri popular realizado neste ano na comarca de Brusque foi destaque no site do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, pois teve um conselho de sentença inédito, composto exclusivamente de mulheres. Elas atuaram no julgamento de uma tentativa de homicídio registrada em janeiro de 2016, em que era réu um casal. A sessão foi presidida pelo juiz Edemar Leopoldo Schlösser, que afirmou ser a primeira vez que conduziu um júri nessa situação. Ao final, o acusado foi condenado a oito anos de reclusão em regime inicial fechado, e não poderá recorrer em liberdade. A ré, por sua vez, recebeu pena de dois anos de prisão em regime inicial aberto, com possibilidade de recorrer em liberdade.


Fenajeep em Brusque
Depois de rumores de que poderia ir para outra cidade, a organização da Festa Nacional do Jeep (Fenajeep) confirmou o evento em Brusque em 2017. Será e 30 de maio a 3 de junho. A confirmação se deu na última terça-feira, 8 de novembro, após uma reunião com o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, o vice-prefeito, Ari Vequi, e também com o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Beuting. Na oportunidade o grupo discutiu sobre a realização do evento na cidade, já que até então não havia definição sobre o assunto. Além disso, a Comissão apresentou algumas solicitações de apoio da prefeitura de Brusque, tanto para a organização como para a realização do evento, no Pavilhão da Fenarreco, entre eles, o uso de todo o complexo do pavilhão de eventos e pátios, incluindo o pátio em torno da Arena, além do apoio da Secretaria de Obras e também do Samae durante a realização da festa.


Comitiva alemã
Chega a Brusque nesta segunda-feira, 11, a comitiva alemã que mantém parceria com o município de Brusque, para uma nova visita. Eles permanecem na região até domingo, 19. Na programação, o destaque é a inauguração de um obelisco em homenagem aos imigrantes badenses, que será realizada na quarta-feira, 15, no Centro de Guabiruba. Na sexta-feira, 17, por sua vez, eles participam de inauguração da estação inteligente, na Unifebe, em cerimônia às 10h.


Natal de Amor e Fé
O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) informa que as apresentações da Banda Escolar JVC, das 15h às 15h45min, e do Quarteto Fonte Viva, às 17h, estão confirmadas no V Natal de Amor e Fé. Com o tema “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro”, o Grupia realizará o evento no salão de festas da capela Santa Luzia, das 14h30min às 18h de domingo, 3 de dezembro.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio