Praça Comendador Albino Souza, no bairro Souza Cruz, completa 50 anos
Local é ponto de encontro para moradores do bairro e uma das praças mais conhecidas de Brusque
Local é ponto de encontro para moradores do bairro e uma das praças mais conhecidas de Brusque
A praça Comendador Albino Souza, no bairro Souza Cruz, completa 50 anos de existência neste sábado, 25. O local é ponto de encontro para moradores do bairro, representa lazer para crianças e também conta com conexão Wi-Fi para quem visitar.
A construção aconteceu durante o governo do prefeito Neco Antônio Heil, entre 1969 e 1970. Quando a Souza Cruz foi se instalar na cidade, uma estrada que vai até o bairro São Joaquim foi construída e um pedaço de terra, onde atualmente é a praça, ficou vazio.
Heil então conversou com a Souza Cruz para que eles adquirissem esse lote e sugeriu que um boteco ou um comércio fosse instalado no local. A alta chefia da empresa decidiu, então, comprar a área, mas, ao invés de instalar um estabelecimento, optou pela construção de uma praça.
A empresa arcou com todos os custos e contratou engenheiros para realizar o projeto para a construção da estrutura. O nome foi escolhido em homenagem a um dos fundadores da Souza Cruz.
Uma lei municipal de 8 de julho de 1968 autorizou o município a receber, a título de doação, da então “Cia de Cigarros Souza Cruz”, a importância de 9,5 mil cruzeiros novos, dinheiro este utilizado na compra da área, estimada, à época, em 1.668,50 metros quadrados de área.
A presidente da Associação de Moradores do Jardim Maluche e Parte do Bairro Souza Cruz (Amasc), Ana Maria Leal destaca a relevância histórica da praça para o bairro e para a cidade.
“É uma das praças mais conhecidas de Brusque. Acho que é muito importante destacar a importância deste local, porque uma praça que já está há 50 anos no bairro, merece uma distinção especial dos moradores da cidade”, ressalta.