X
X

Buscar

Praia é o destino preferido pelas famílias de Brusque

Muitos moradores já viajaram para outras cidades do interior ou litoral catarinense

Com a chegada das festas de final de ano, as famílias organizam viagens, planejam ir para o litoral curtir a praia ou, fazem algo mais light, como receber todos os parentes em casa. Em Brusque, essa realidade já pode ser percebida nas ruas da cidade, que estão a cada dia mais desertas. 
O MDD conversou com alguns moradores do município e descobriu que a maioria deles deve viajar para sua terra natal ou ir para a praia. 
A professora, Ana Luiza Hassmann, já se programou. “Vou viajar na véspera do natal e volto só daqui 20 dias. Brusque não oferece muitas opções”. 
Ana é apaixonada pelo verão e vai passar esse período na casa da avó, em Laguna, no interior do estado de Santa Catarina. “Quero estrear o sol, já que aqui na correria não dá tempo”.
Rafaela Merthoti, 25, vai passar o natal e final de ano com toda a família em uma casa de praia. “Precisamos decidir se vamos para Balneário Camboriú ou Itapema. Sempre fizemos isso. Já virou tradição na nossa família”, explicou. 
Ir à praia também virou tradição para o casal de baianos, Leninha Reis e Jadson de Assis Santos. Moradores de Brusque, eles sempre visitam a praia de Cabeçudas, em Itajaí, para comemorar a virada do ano. “Nos identificamos com aquela praia porque sempre encontramos o pessoal da nossa terra”. 
Férias tranquilas
Nossa reportagem também encontrou alguns moradores que preferem passar o período de festas em casa, receber os familiares e fazer programas mais lights. 
A operadora de máquinas, Jéssica Schmidt, de 22 anos, vai ficar com a família que mora em Brusque. “Sempre passo com meus pais e irmãos. A gente aproveita para ficar junto”.
Além disso, Jéssica já organizou todo o cronograma.  “Quero pegar sol na piscina e ir pescar com meus pais”, contou. 
A aposentada, Enedina Gonçalves, de 82 anos, também prefere passar o final de ano em família. “Ficamos em casa, eu, meu esposo, e meus três filhos. Fizemos a janta e depois ficamos na contagem regressiva esperando a virada”.
Como não vê o filho há três anos, a serviços gerais, Dalva da Silva, pretende ir para Campo Mourão, no interior do Paraná, matar a saudade. “Tenho uma filha em Brusque, mas meu filhão tá longe. Quero aproveitar para vê-lo”, contou. 
Em Brusque ou não, todos os moradores querem aproveitar esse período para reforçar os laços entre as famílias e curtir a chegada de 2013 da melhor maneira possível. Se você já decidiu qual vai ser seu destino de final de ano, vote na enquete do nosso site.