X
X

Buscar

Prancheta: Mauro Ovelha, o estrategista do Bruscão

Se o futebol imita ritos da guerra e os atletas do Brusque são verdadeiros guerreiros em campo, Mauro Ovelha é o grande estrategista. Com a astúcia de um mestre enxadrista, o comandante moveu suas peças – em abundância na última partida contra o Avaí, com somente dois atletas indisponíveis – e conseguiu alcançar o objetivo determinado.

Tudo bem que contou com a incompetência adversária, já que o Leão da Ilha se mostrou um dos mais modestos oponentes do Bruscão até aqui, mas mesmo assim deu pra tirar bons ensinamentos da partida. Ovelha entendeu que o futebol modernizou. O clássico centroavante, que só finaliza, está em desuso, assim como o camisa 10, que somente pensa na criação das jogadas. O esporte bretão evoluiu, e hoje em dia o time que conta com um jogador que cumpre uma função exclusiva – ou só marca, ou só ataca – tem a tendência de sair derrotado.

Por isso, Ovelha vem apostando lá na frente em jogadores mais velozes e que também têm a capacidade de marcar. Raramente o comandante repete a mesma escalação, estudando as possibilidades jogo após jogo. Alguns diriam que isso não dá entrosamento, mas todos os atletas que entram depois mantém a identidade do time. Agora, o estrategista do Bruscão terá de pensar no time que enfrenta um empolgado Guarani de Palhoça fora de casa, para manter a boa fase e garfar de vez a vaga na Série D.

Federação escolheu a Arena Brusque como local para entrega dos kits do projeto social

Viu como dá?

A Federação Catarinense de Basketball (FCB) provou que um grupo organizador de uma modalidade esportiva não precisa apenas arrecadar e deixar de contribuir com a sociedade. No sábado, lançaram na Arena Brusque um projeto social que vai envolver quase 2 mil crianças catarinenses, com entrega de kits e equipamentos de basquete. O que é uma exceção, uma federação esportiva dando contrapartida, deveria ser regra.

Delmar em Brasília

Delmar Tondolo, superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), foi para a capital do país no último fim de semana. Com metas para cumprir junto à pasta, como a construção de centro de treinamentos nos fundos da Arena Brusque e a reforma no local, as visitas de Tondolo a Brasília podem se tornar frequentes.

Boa ideia

Trazer alguns atletas de empréstimo do Atlético-PR para disputar a Série D do Brasileirão parece uma boa ideia. Os contratos ficam mais ‘leves’ para os bolsos da equipe que sofre com problemas financeiros e o plantel se reforça para encarar um desafio ainda maior do que o Campeonato Catarinense.

…mas pegou mal

Contudo a notícia caiu como uma bomba no colo do atual elenco, que chamou a diretoria para cobrar explicações em uma reunião na última sexta-feira. Até porque, como bem disse Mineiro no final da partida de domingo, a vaga ainda nem conquistada foi. O grupo quer continuar defendendo o quadricolor na competição nacional. A situação, aparentemente, já foi resolvida e tanto atletas quanto diretoria entraram em um acordo de que as contratações seriam para complementar, não para fazer uma ‘limpa’ no time.

 

 

 

 

Atual campeão de basquete dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Brusque tem história com a modalidade. Capitaneado pela Sociedade Esportiva Bandeirante, o time da cidade era raramente derrotado. A coluna hoje registra um momento especial da equipe, nos anos 1950. Em pé estão Ilton Pruner, Arno Becker, Pipa, Rudi Klimes, Nelson Debrassi, Werner Ristow e China. Agachados: Gerad Appel, Flamengo, Ivo Wilrich, Leba e Manfredo Hoffmann.