Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pré-candidato ao governo do estado, Gelson Merísio já contabiliza apoio de 13 partidos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pré-candidato ao governo do estado, Gelson Merísio já contabiliza apoio de 13 partidos

Raul Sartori

Uniões surpreendentes
Pré-candidato ao governo do estado, o deputado estadual Gelson Merísio (PSD) vem ampliando cada vez mais apoios de outras siglas partidárias em SC. Até ontem contabilizava 13, conforme sua assessoria. A última é mais que surpreendente: os comunistas, esquerdistas históricos, estão decididos a juntar-se a ele, embora muito diferentes ideologicamente.

Caixa preta
A pauta de votações do Senado para esta semana inclui a conclusão do exame de projeto que obriga a divulgação dos nomes de beneficiários de incentivos fiscais. Se passar, caixas-pretas serão abertas em todo país, inclusive em SC envolvendo uma fábula superior a R$ 5 bilhões.

Bancada do batom
A coordenação da bancada feminina no Legislativo estadual muda nesta quarta-feira: a atuante deputada Luciane Carminatti (PT) cede o posto para Dirce Heiderscheidt (MDB). Uma das maiores ações de Luciane na função foi realizar 12 seminários regionais “Pelo fim da violência doméstica contra mulheres”, em diferentes regiões do estado.

Perdendo
SC vai “perder” uma senadora na próxima legislatura, tudo indica. A videirense Vanessa Grazziotin, que representa o PCdoB do Amazonas, amarga índices próximos a zero nas intenções de voto pela sua reeleição. Por isso deve tentar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Sub-financiamento
A regional de SC da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) denuncia: em 2017 a dotação orçamentária do governo estadual para a área da ciência e tecnologia foi de 0,8%, mas o repasse efetivamente liquidado foi de apenas 0,16% da receita. E neste ano chega a 45% a redução da dotação orçamentária em relação a 2017.

Delicadezas
Instalada dia 2 de abril passado, uma comissão de sindicância interna da Udesc ainda não conseguiu apurar um caso de assédio sexual de um professor do seu Centro de Ciências Humanas e da Educação. Pediu mais 30 dias. O docente investigado segue afastado.

Brasil irreal
Brasília é mesmo uma ilha de fantasia. Não bastam os infinitos privilégios que lá tem uma casta de servidores públicos; agora, sob escudo de uma lei, os carros oficiais que transportem os reizinhos do poder central não podem ser multados, mesmo quando estacionados em local proibido, exceder velocidade, etc. A outra lei só existe para o resto.

Punição pesada
O Senado aprovou medidas para reforçar a prevenção e repressão a crimes como contrabando, descaminho, furto, roubo e receptação de mercadorias. Entre as mudanças estão punições a motoristas que usarem seus carros para cometer estes crimes. Outra é a extinção da empresa que transportar, distribuir, armazenar ou comercializar produtos que sejam fruto de contrabando ou descaminho ou produtos falsificados.

Boa forma
Destaque em avaliações que relacionam população e prática de atividades físicas regulares, Florianópolis aparece no topo da lista de pesquisa do Ministério da Saúde como a capital brasileira com menor percentual de obesos entre a população adulta. Apesar disso, em 10 anos (2006 – 2016) a prevalência da obesidade na cidade subiu de 9,8% para 14,5%. O número de indivíduos com sobrepeso é maior (48,8%), mas fica abaixo da média nacional (53,8%).

Escritório virtual
Está pronto para votação em plenário importante projeto de lei do deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC) que regulamenta o funcionamento de escritórios virtuais, business centers, coworkings e assemelhados em todo o país. Estes espaços coletivos abrigam, em um único local, empreendedores e profissionais liberais dos mais diversos setores da economia, que compartilham o gerenciamento e a infraestrutura instalada, como telefone, internet e segurança. O esquema coletivo reduz os custos de manutenção das instalações físicas para os usuários.

Carros oficiais
Louvável, porque tende a se ampliar para os Estados, projeto de lei da Câmara dos Deputados que restringe o uso de carros oficiais. Pela proposta, fica vedado o uso de automóveis, por exemplo, por titulares de cargo ou mandato eletivo, magistrados federais, membros do Ministério Público Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), da Advocacia da União e da Defensoria Pública da União. Fica limitado à Presidência e Vice-Presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal, aos ministros de Estado, aos comandantes das forças militares e ao chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. Ainda assim é demais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo