Pré-candidatos à presidência da OAB de Brusque se preparam para eleição

Duas chapas estão sendo montadas para a disputa

Pré-candidatos à presidência da OAB de Brusque se preparam para eleição

Duas chapas estão sendo montadas para a disputa

A eleição para a próxima diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Brusque (OAB de Brusque) será realizada em 16 de novembro. O edital ainda não foi publicado, mas duas chapas já se preparam para iniciar as campanhas.

A primeira é encabeçada pelo advogado Rogério Ristow, que conta com Cristiana Melo Martiniuk Guérios como pré-candidata a vice-presidente. De acordo com Rogério, apesar da Cristina ser secretária-geral da gestão atual, a chapa não será de situação e nem de oposição. Na prática, no entanto, sua candidatura representa uma espécie de continuidade do atual mandato, cujo presidente da subseção é Renato Munhoz.

“São outros integrantes que vão colocar um projeto de gestão, montado à mão de todos os advogados de Brusque”, conta. “Estamos colhendo ideias e críticas, que estão sendo compiladas para se fazer uma proposta a ser apresentada após a inscrição da chapa”, completa o advogado, que já foi diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae).

A princípio são 38 integrantes na chapa e Rogério ressalta que o objetivo principal é potencializar a atuação da OAB no município. Ele ainda aponta que a instituição é marcante, com integrantes presentes em conselhos representativos, por exemplo.

“O intuito é buscar uma OAB atuante em defesa dos advogados e da sociedade, a todos os poderes do estado”, diz.

Chapa da oposição

Na oposição da gestão atual, a chapa encabeçada pelo advogado Rafael Maia também tem 38 integrantes até o momento. Na vice-presidência, deve concorrer a advogada Ildete Regina Vale da Silva.

Ele ressalta que a experiência no conselho estadual da OAB trouxe conhecimentos sobre o funcionamento da instituição. “Tenho divergências ideológicas em relação à gestão da OAB com a atual diretoria. Tem uma administração centralizada na figura da diretoria”, avalia.

Segundo o pré-candidato, um dos objetivos é dividir mais as responsabilidades. “Nossa ideia é usar o conselho, que é eleito junto com a diretoria. As decisões não podem ser tomadas apenas pela diretoria. Se o conselho existe é preciso dar a ele uma função. Quanto mais coletiva a decisão for, mais próxima será da opinião da sociedade”, conta.

Além disso, ele aponta que outros pontos a serem defendidos durante a campanha será a fomentação das comissões temáticas e aumentar a participação dos integrantes na OAB. “A classe está desunida, é só ver o número de presentes nas assembleias. Queremos resgatar a participação dos advogados e um meio de fazer isso é por meio de uma gestão democrática”, finaliza.

A previsão é que as inscrições e das chapas devem ser feitas um mês antes das eleições. Contudo, ainda se aguarda pela publicação do edital. A gestão a ser concorrida é para os anos 2022-2024.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo