Preço da gasolina segue em baixa em Brusque, segundo a ANP
Concorrência do mercado é a principal justificativa para a queda dos preços
A última pesquisa realizada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostra uma redução do preço da gasolina em Brusque. O levantamento foi realizado com 10 postos do município entre 29 de maio a 4 de junho e aponta o valor do combustível comercializado na cidade com uma média de R$ 3,34 por litro.
Leia também: Aprovada redução na tarifa do gás natural em Santa Catarina
De acordo com a pesquisa, o valor mínimo no município é de R$ 3,29, já o valor máximo é de R$ 3,49. Uma redução significativa, já que no início do mês de maio a gasolina era comercializada por até R$ 3,69 em quase todos os postos.
Em comparação com outros municípios da região, o valor praticado em Brusque não é o menor, porém, a cidade foi a que registrou a maior diferença na relação dos preços entre maio e junho deste ano. A economia para o consumidor chega a quase 6%, de um mês para o outro.
Apesar de a pesquisa da ANP apontar R$ 3,29 como o menor valor comercializado no município, há postos que estão vendendo a gasolina por R$ 3,19, R$ 3,15 e ainda R$ 3,09, o que significa uma economia ainda maior para o consumidor.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Derivados de Petróleo do Litoral Catarinense e região, Giovani Testoni, afirma que o principal motivo para a queda nos preços é a concorrência. “É uma questão de mercado. A concorrência neste setor é muito grande e baixar o preço é uma das maneiras que os postos encontraram para atrair o consumidor”, diz.
Ele afirma que os preços na região estão abaixo do esperado e que não há garantias que essa redução permaneça nos próximos meses. “Houve uma baixa do etanol, estamos na safra, então por consequência, o preço da gasolina baixa, mas não tanto como temos observado. O etanol já está recuperando o preço, então não sabemos se os postos vão manter os preços”.
Testoni diz ainda que os postos tiveram queda no consumo devido ao mercado competitivo. Para ele, o consumidor é o principal beneficiado pela concorrência do setor. “O grande beneficiado, sem dúvida, é o consumidor que sente diretamente no bolso os reflexos da concorrência”.