Preço do GNV em Santa Catarina deve cair 28% no segundo semestre
Queda é fruto da desvalorização do petróleo e de novo contrato de suprimento no estado
Queda é fruto da desvalorização do petróleo e de novo contrato de suprimento no estado
A tarifa de Gás Natural Veicular (GNV) em Santa Catarina deve cair cerca de 28% no segundo semestre. O motivo da queda é a desvalorização do petróleo no mercado internacional, especialmente o tipo brent, e o novo contrato de suprimento do insumo para o Estado, assinado em março. A redução só não é maior por causa do dólar alto.
Com a redução, Santa Catarina deve voltar a ter a menor tarifa de GNV do Brasil. Atualmente, segundo o último levantamento da Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) que avaliou os preços praticados em abril, o Estado ocupava a terceira colocação. A média nos postos é de R$ 3,06 o metro cúbico (m³).
A mudança de preço ocorre a partir de 1° de julho. As datas do reajuste são definidas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de SC (Aresc), que permite as alterações com base no aumento – ou redução – dos custos da Companhia de Gás de SC (SCGÁS), responsável pela distribuição.
O mercado de gás veicular registrou aumento importante nos últimos anos. Atualmente, são 130 postos que comercializam GNV para mais de 100 mil veículos no estado. Santa Catarina é o terceiro estado em número absoluto de veículos movidos a gás, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.